You are currently viewing Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DA DANÇA

Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DA DANÇA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  1ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE IREMOS CONHECER A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DANÇA.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DA DANÇA

1ª série – Eaja – Educação Física – Aula 10 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DA DANÇA

NA VIDEOAULA DE HOJE COMPREENDEMOS QUE A DANÇA É UMA LINGUAGEM QUE POSSUI SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS PRÓPRIOS. ELA ESTÁ PRESENTE NA CULTURA HUMANA DESDE A PRÉ-HISTÓRIA COM FINS RITUALISTICOS, E COM TEMPO FOI SE TRANSFORMANDO E ADQUIRINDO OUTRAS FINALIDADES COMO O LAZER, PROMOÇÃO DE SAÚDE, PROFISSÃO, CELEBRAÇÃO E OUTRAS.

IDENTIFICAMOS QUE EM CADA ÉPOCA AS DANÇAS PROTAGONIZAM OS IDEAIS, VALORES, SENTIMENTOS E PENSAMENTOS PRÓPRIOS DE SEU TEMPO. SENDO ASSIM, A DANÇA RELACIONA-SE DIRETAMENTE COM QUESTÕES SOCIAIS, COMUNICANDO ATRAVÉS DE SUA POÉTICA CORPORAL, A MENSAGEM QUE SE PRETENDE TRANSMITIR AO POVO.

ATIVIDADE 1

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO. A PRIMEIRA RETRATA O BALÉ CLÁSSICO, UMA MODALIDADE DE DANÇA QUE SURGIU NA EUROPA NO SÉCULO 16 E QUE FOI MUITO APRECIADA PELA ARISTOCRACIA, OU SEJA, AS CLASSES NOBRES E ABASTADAS. JÁ A OUTRA IMAGEM REPRESENTA AS DANÇAS URBANAS, MODALIDADE DE DANÇA QUE TEVE SEU SURGIMENTO NOS ESTADOS UNIDOS POR VOLTA DOS ANOS DE 1929, E QUE PRETENDIA COM SEUS MOVIMENTOS, EVIDENCIAR CRISES SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS DA ÉPOCA.

IMAGEM 1

https://pixabay.com/pt/photos/bal%c3%a9-lago-de-cisnes-bailarina-dan%c3%a7a-2124651/

IMAGEM 2

https://pixabay.com/pt/photos/b-boying-quebra-breakdance-dan%c3%a7a-413726/

PERCEBA QUE O TEMPO HISTÓRICO E O LOCAL QUE SURGE UMA DANÇA SÃO ASPECTOS IMPORTANTES PARA COMPREENDER SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. AGORA, MEDIANTE A ANÁLISE DAS IMAGENS E DA VIDEOAULA, RESPONDA EM SEU CADERNO, COMO O BALÉ E AS DANÇAS URBANAS EXPRESSAM NO CORPO, OU SEJA, EM SEUS MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS, ESSAS RELAÇÕES SOCIAIS?

ATIVIDADE 2

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR A COMUNICAÇÃO CORPORAL DAS DANÇAS E SUAS RELAÇÕES COM O TEMPO HISTÓRICO E SOCIAL. PREPARE-SE PARA TAMBÉM APRENDER UM PASSO BÁSICO DAS DANÇAS URBANAS. VÁ PARA UM LUGAR LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, COLOQUE ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO.

Disponível em: Dança – Contextos Históricos e Sociais. Passo básico – Danças Urbanas – YouTube

CONSEGUIU EXECUTAR O PASSO BÁSICO? GOSTOU? INCLUA A DANÇA NA SUA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E DESFRUTE DOS BENEFÍCIOS QUE ESSA PRÁTICA CORPORAL PODE PROPORCIONAR!

ATIVIDADE 3

O PRIMEIRO ESPETÁCULO DE BALLET ACONTECEU EM 1581, JÁ AS DANÇAS URBANAS INICIARAM SUAS MOVIMENTAÇÕES PÚBLICAS EM 1929. BASEADO NESSAS INFORMAÇÕES, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUANTOS ANOS SEPARA A CRIAÇÃO DO BALLET CLÁSSICO COM AS PRIMEIRAS MOVIMENTAÇÕES PÚBLICAS DAS DANÇAS URBANAS?
  • HÁ QUANTOS ANOS FOI CRIADO O BALLET CLÁSSICO?
  • HÁ QUANTOS ANOS AS DANÇAS URBANAS INICIARAM SUAS MOVIMENTAÇÕES PÚBLICAS?

ATÉ A PRÓXIMA AULA. TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes Curriculares Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0119)CONHECER A DANÇA NAS SUAS ORIGENS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA, ESTABELECENDO RELAÇÕES COM A SOCIEDADE ATUAL.
Matemática(EAJAMA0106) COMPREENDER E CONSTRUIR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS E UTILIZÁ-LOS NO CÁLCULO MENTAL OU ESCRITO EM SITUAÇÕES DIVERSAS.