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Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª SÉRIE da Eja.

Na aula de hoje vamos analisar a evolução histórica da ginástica.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA

8ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 10 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA

Na videoaula acima, aprendemos que a ginástica é uma prática corporal composta por exercícios que exploram as possibilidades de movimentos do corpo, através, basicamente, de saltos, corridas, giros e rolamentos, que exigem muita força, coordenação motora e equilíbrio. Teve origem ainda na pré-história e foram desenvolvidas como forma de sobrevivência. Com o passar dos séculos, a ginástica ganhou novos significados conforme as características de cada sociedade e época, surgindo diversas modalidades. Na Grécia Antiga por exemplo, berço das olimpíadas e do atletismo, a ginástica era muito mais do que uma necessidade para a sobrevivência, era também uma forma de se atingir padrões estéticos e homenagear os deuses do Olimpo. Já na Índia, foi desenvolvida uma forma de ginástica cujo objetivo principal era a conscientização corporal e integração do ser humano como um todo. Por outro lado, durante o período da Idade Média na Europa, a ginástica passou a ser desvalorizada e até mesmo proibida. Isso porque nesse período da história havia uma forte dicotomia entre o corpo e a alma, onde só era valorizado aquilo que pudesse elevar a alma a Deus, e isso contava com as penitências. E como a ginástica contribui para o desenvolvimento do corpo, a prática foi sendo desvalorizada até se tornar proibida. Durante o período da Idade Média, praticamente, apenas os militares e as pessoas que viviam no circo praticavam alguma forma de ginástica para fortalecer o corpo ou realizar acrobacias.

Entendemos que a transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada pelo desenvolvimento da Ciência, que culminou na Revolução Industrial, e a queda de monarquias que deram origem a países democráticos, sendo pulsante nesses novos territórios o sentimento de nacionalismo. Neste cenário a ginástica volta a ser muito valorizada por diferentes motivos, principalmente, por ser capaz de fortalecer toda a nação, proteger a pátria e por ser capaz de aumentar a força de trabalho dos trabalhadores. Assim, a nação que desenvolvesse o método de ginástica mais eficiente teria vantagens nos constantes conflitos bélicos e também mais riquezas, pois teria uma melhor produtividade com a mão de obra fortalecida. Surgiram então diferentes métodos de ginástica como o Método Alemão e Francês. E foi através desses Métodos de Ginástica que essa prática chegou ao Brasil, inicialmente apenas para o treinamento de militares, mas logo se tornou componente curricular obrigatório na formação de todos os jovens brasileiros, com o objetivo de ensinar hábitos de higiene e vida saudável, bem como para o desenvolvimento do corpo.

Compreendemos que atualmente, com o avanço da tecnologia e das informações, a maioria das pessoas conhecem os benefícios da ginástica para a estética, saúde e qualidade de vida, além de vê-la como opção de profissão e lazer. Existem diversas formas de ginástica, com métodos e finalidades variadas, de alta e baixa intensidade e impacto, competitivas e não competitivas, sendo algumas delas: ginástica olímpica, ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica de trampolim, ginástica artística, ginástica para todos, musculação, crossfit, pilates, ginástica funcional e yoga.

ATIVIDADE 1

Durante o período histórico conhecido como Antiguidade, a sociedade Grega foi a que mais influenciou a construção da nossa sociedade e cultura. O termo “atleta” e “ginástica”, o símbolo da Educação Física, a mitologia, arte, democracia e os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia Antiga. Agora, baseado em tudo que aprendeu nesta aula e, se necessário, em novas pesquisas feitas por você, escreva, em seu caderno, um texto sobre as diferenças e semelhanças da ginástica e dos Jogos Olímpicos vivenciados na Antiga Grécia e na atualidade. Bom trabalho!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0716) Analisar criticamente a evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
Geografia(EAJAGE0806) Identificar a relação entre a expansão cultural e o desenvolvimento econômico dos principais povos, relacionando sua influência no Brasil.