You are currently viewing Educação Física: Evolução da Dança

Educação Física: Evolução da Dança

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by studio4rt on Freepik

Evolução da Dança

As danças são práticas corporais expressivas que podem transmitir ideias, sentimentos e até mesmo histórias através dos movimentos do corpo organizados em passos/coreografias e dentro de um ritmo.

Elas surgiram ainda na pré-história, em rituais e cerimônias religiosas. Com o tempo essas práticas passaram a ser realizadas também fora do contexto religioso, surgindo então, as primeiras danças populares.

A dança é composta por três elementos básicos: os movimentos, o espaço e o ritmo. Esses elementos evoluíram ao longo de muitos séculos conforme as características e valores de cada sociedade e época, surgindo ao longo de todos esses anos uma enorme diversidade de danças.

Assim, em sociedades mais tradicionais ou opressivas a dança evoluiu de forma bem diferente das sociedades mais progressistas. Além disso, cada sociedade desenvolveu seus próprios instrumentos e com eles diferentes ritmos e também diferentes danças.

Atualmente, podemos classificar a grande diversidade de danças em danças de salão, danças tradicionais, danças teatrais, danças urbanas e danças de resistência cultural.

No Brasil, a prática de dança é uma característica marcante da nossa cultura. Muitas das danças praticadas no país foram criadas em outras culturas, mas existem muitas danças nacionais com ritmos marcantes que expressam as características das diferentes regiões do país.

Nossas danças evoluíram da miscigenação dos povos indígenas, africanos e europeus, assim temos tanto a prática de danças de salão – de origem europeia, quanto danças de matrizes africanas como o samba oriundo da região sudeste, e danças de matrizes indígenas como o carimbó no norte do país.

Além de ser uma prática corporal expressiva, a dança passou a ser praticada também como atividade física, podendo contribuir muito com o desenvolvimento físico e a conscientização corporal, melhorando assim nossa saúde e qualidade de vida.

Questão 1

As primeiras formas formas de dança surgiram

(A) ainda na pré-história, nas cerimônias religiosas.

(B) na antiguidade, nas batalhas do coliseu.

(C) na idade média, como forma de divertir os jovens.

(D) no Brasil, a partir do ano de 1500.

Questão 2

Existe uma grande diversidade de danças praticadas ao redor do mundo. Essa grande variedade de danças existentes pode ser explicada devido o fato das danças

(A) serem as mesmas em todos os lugares e épocas.

(B) terem o mesmo ritmo em todos os países.

(C) terem evoluído conforme as características e valores de cada sociedade.

(D) serem uma prática corporal unificada com movimentos padronizados.

Questão 3

Como surgiram as danças brasileiras?

Questão 4

Atualmente, as danças também são praticadas como forma de atividade física. Que tipo de benefícios podemos ter através da prática de danças?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0526) Refletir e analisar a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual
(EJAEF0527) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022