You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA: ESSE JOGO É DE MENINA OU MENINO?

EDUCAÇÃO FÍSICA: ESSE JOGO É DE MENINA OU MENINO?

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Canva

ESSE JOGO É DE MENINA OU MENINO?

JOGOS SÃO ATIVIDADES LÚDICAS QUE OFERECEM VASTAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS E DE LAZER. COM UMA DIVERSIDADE ENORME, INCLUINDO JOGOS DE TABULEIRO, ELETRÔNICOS E POPULARES, CADA PESSOA PODE ENCONTRAR ALGO QUE CORRESPONDA AOS SEUS INTERESSES, INDEPENDENTEMENTE DO GÊNERO.
MUITAS VEZES, OS INDIVÍDUOS ENFRENTAM LIMITAÇÕES NA ESCOLHA DE SEUS JOGOS DEVIDO ÀS CONSTRUÇÕES SOCIAIS JÁ IMPOSTAS. DESDE CEDO, SÃO ENSINADOS A ASSOCIAR CERTOS BRINQUEDOS E JOGOS A DETERMINADOS GÊNEROS, ONDE MENINOS DEVEM VIVENCIAR PRÁTICAS COM MAIOR EXIGÊNCIA CORPORAL E MENINAS ATIVIDADES MAIS DELICADAS.
ESSA REALIDADE NÃO APENAS REFORÇA ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS, MAS TAMBÉM RESTRINGE OPÇÕES E LIMITA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DIVERSAS. PORTANTO, É CRUCIAL DESCONSTRUIR ESSAS NORMAS SOCIAIS PARA PERMITIR QUE TODOS TENHAM LIBERDADE DE ESCOLHA EM SEUS JOGOS, PROMOVENDO ASSIM UM AMBIENTE MAIS INCLUSIVO E JUSTO PARA TODOS.

QUESTÃO 1

EXISTE UMA VARIEDADE DE JOGOS. A ESCOLHA PARA JOGÁ-LOS DEPENDE DO SEU/SUA

( A ) RELIGIÃO.

( B ) GÊNERO.

( C ) INTERESSE.

( D ) STATUS.

QUESTÃO 2

PODEMOS PROMOVER UM AMBIENTE MAIS INCLUSIVO EM RELAÇÃO AOS JOGOS

( A ) REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E IDADE.

( B ) RESTRINGINDO CERTOS JOGOS A UM ÚNICO GÊNERO.

( C ) DESCONSTRUINDO NORMAS SOCIAIS QUE LIMITAM ESCOLHAS.

( D ) CRIANDO MAIS VARIEDADES EXCLUSIVAS PARA CADA GÊNERO.

QUESTÃO 3

SOBRE JOGOS E CONSTRUÇÕES SOCIAIS, RELACIONE OS TERMOS COM SUA DESCRIÇÃO:

1 – DESCONSTRUÇÃO DE NORMAS SOCIAIS

2 – ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

3 – INCLUSÃO

A) DESAFIAR EXPECTATIVAS SOCIAIS PARA PROMOVER IGUALDADE NOS JOGOS.

B) ASSOCIAR JOGOS ESPECÍFICOS APENAS A MENINOS E MENINAS.

C) PROMOVER UMA VARIEDADE DE JOGOS ACESSÍVEIS A TODOS OS GÊNEROS.

QUESTÃO 4

IDENTIFIQUE UM EMOJI QUE EXPRESSE QUAL SUA OPINIÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS QUE DETERMINAM QUE CERTOS JOGOS SÃO DESTINADOS APENAS PARA MENINAS E OUTROS PARA MENINOS.

JUSTIFIQUE A SUA ESCOLHA.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EJAEF0107) Identificar e refletir sobre as questões de gênero, geracionais, preconceitos, inclusão/exclusão e violência, presentes nos jogo.
(EJALP0106) Diferenciar a linguagem verbal e não verbal no texto.
ReferênciasCHAVES, Gilneia Ramos et al. JOGOS E BRINCADEIRAS: REFLEXÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR. Disponível em: Microsoft Word – 292-631-1-SM.doc (cepedgoias.com.br). Acesso em 06 de março de 2024.
CRAVO, Alessia Costa de Araújo. Brincadeiras infantis e construção das identidades de gênero. 2006. Disponível em: Microsoft Word – ALESSIA-DISSERTA..O FINAL-05-01-07.doc (ufba.br). Acesso em 06 de março de 2024.