You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – ESPORTE PARALÍMPICO

EDUCAÇÃO FÍSICA – ESPORTE PARALÍMPICO

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Basquete em cadeira de rodas.  Freepik. Disponível em:Basquete De Cadeira De Rodas | Vetores e Fotos | Baixar gratis (freepik.com)

ESPORTE PARALÍMPICO

O ESPORTE PARALÍMPICO ABRANGE MODALIDADES ADAPTADAS PRESENTES NOS JOGOS PARALÍMPICOS, REALIZADOS TANTO NO VERÃO, COM 22 MODALIDADES, QUANTO NO INVERNO, COM 5 MODALIDADES.

DESTINADOS A ATLETAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, FÍSICA OU INTELECTUAL, ESSES JOGOS TRANSCENDEM A MERA COMPETIÇÃO, POIS CELEBRAM A DIVERSIDADE E REPRESENTATIVIDADE, CAPACITAM INDIVÍDUOS E DESAFIAM ESTIGMAS LIGADOS À DEFICIÊNCIA. CONFRONTAM VISÕES DE INCAPACIDADE, FRAGILIDADE E PASSIVIDADE, PROMOVENDO UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E EMPODERADORA.

QUESTÃO 1

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:

GOLBALL HÓQUEI SNOWBOARD 4 5 ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

OS JOGOS PARALÍMPICOS REPRESENTAM UM DOS EVENTOS ESPORTIVOS MAIS NOTÁVEIS E INSPIRADORES DO MUNDO, OCORRENDO A CADA _______ ANOS. NA ATUALIDADE, OS JOGOS PARALÍMPICOS DE VERÃO ENGLOBAM UM VARIADO CONJUNTO DE 22 MODALIDADES ESPORTIVAS, INCLUINDO O __________________________________ E A _____________________________________________. JÁ OS JOGOS PARALÍMPICOS DE INVERNO, POR SUA VEZ, CONTAM COM ________ MODALIDADES DISTINTAS, COMO É O CASO DO _________________________________ E DO ___________________.

QUESTÃO 2

O ESPORTE PARALÍMPICO É UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL. ALÉM DA COMPETIÇÃO, ELE TEM COMO OBJETIVO

(A) CELEBRAR A INCLUSÃO E QUEBRAR ESTEREÓTIPOS.

(B) ENFATIZAR ESTIGMAS RELACIONADOS À DEFICIÊNCIA.

(C) MINIMIZAR A REPRESENTATIVIDADE E DIVERSIDADE.

(D) DESENCORAJAR A PRÁTICA ESPORTIVA ADAPTADA.

QUESTÃO 3

OS JOGOS PARALÍMPICOS TÊM UM IMPACTO PROFUNDO NA SOCIEDADE. ELE ALÉM DE PROMOVER A INCLUSÃO E INSPIRAR MUDANÇAS POSITIVAS EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, É CAPAZ DE

(A) AUMENTAR AS BARREIRAS FÍSICAS E SOCIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

(B) REDUZIR A CONSCIENTIZAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE.

(C) INFLUENCIAR POLÍTICAS PÚBLICAS EM APOIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

(D) AUMENTAR A SEGREGAÇÃO E EXCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

QUESTÃO 4

LEIA O TÍTULO DA REPORTAGEM:

Disponível em: Como os Jogos Paralímpicos ajudam a promover a inclusão – Época Negócios | Olimpíada (globo.com)

DE QUE MANEIRA A VISIBILIDADE ALCANÇADA PELOS ATLETAS PARALÍMPICOS PODE IMPACTAR AS OPORTUNIDADES DESSAS PESSOAS EM DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE, ALÉM DO ESPORTE.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0113) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes.
(EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças.
ReferênciasBENFICA, D.T. Esporte Paralímpico: analisando suas contribuições nas (re)significações do atleta com deficiência. Dissertação (Mestrado) Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa, Faculdade de Educação Física. 2012.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Modalidades. Disponível em: FAQ – CPB. Acesso em 9 de agosto de 2023.