You are currently viewing Educação Física: FUTEBOL FEMININO

Educação Física: FUTEBOL FEMININO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  7ª Série da Eja.

Assim como em outros segmentos da sociedade, as mulheres lutam diariamente pelo reconhecimento e valorização de suas conquistas e habilidades no esporte. E é sobre esse assunto que vamos dialogar na aula de hoje.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA FUTEBOL FEMININO

7ª série – Eaja – Educação Física – Aula 10 – FUTEBOL FEMININO

Na videoaula do Professor Luciano foi evidenciado que no Brasil ainda existem muitas desigualdades entre os homens e as mulheres, que são percebidas em diferentes espaços da sociedade, como exemplo: comportamentos pré-determinados e aceitáveis, escolha e valorização de carreiras, remuneração e nas práticas corporais, como os esportes.

Aprendemos que mesmo o esporte sendo uma prática moderna, com raízes na democracia e na ciência, a sua prática já foi proibida para as mulheres, pois havia a ideia de que elas não teriam estrutura física nem conseguiriam desenvolver as habilidades necessárias à essa vivência. E para superar essa proibição da prática esportiva pelas mulheres, ditas como frágeis, muitas lutas contra preconceito e discriminação ocorreram, e em muitos casos, desobediência às regras e revoluções foram necessárias.

Compreendemos que no futebol, por exemplo, tirando o fato de que os homens desenvolvem mais força e velocidade, em nada se diferencia as habilidades de controle e condução de bola, na técnica do passe, dos dribles, chutes e tantas outras técnicas e táticas do jogo desenvolvido por homens e mulheres. Para um país que se diz “do futebol”, é uma contradição as mulheres sofrerem preconceitos por gostarem de uma prática que dizem fazer parte da identidade nacional, e por jogadoras profissionais ainda não terem o reconhecimento e a valorização com salário e patrocínios iguais aos da maioria dos jogadores homens.

Identificamos que toda história de luta e conquistas das mulheres no futebol e em outros esportes, é reflexo da sociedade. O movimento que busca a igualdade de direitos e de condições das mulheres na sociedade, é chamado de feminismo.

ATIVIDADE 1

Marta é uma das grandes jogadoras do futebol brasileiro. Foi eleita pela FIFA, seis vezes, como a melhor jogadora de futebol do mundo e vêm usando sua visibilidade a favor da igualdade de gênero no esporte. Entre as reivindicações, as principais são: igualdade salarial, condições trabalhistas paritárias e contra o preconceito que as jogadoras sofrem por conta do machismo. Daiana Targino narra em seu livro como Marta vivenciou essa discriminação:

E você, qual sua opinião sobre a presença da mulher no futebol? Você é a favor da equidade de oportunidades e incentivos no futebol para ambos os sexos? Converse sobre o assunto com seus familiares e, posteriormente, escreva um poema, com rimas, assim como o poema acima, evidenciando sua opinião sobre o assunto e as justificativas que endossam seu ponto de vista. Bom trabalho!

ATIVIDADE 2

Você gosta de futebol? De praticar, de assistir ou trabalhar no meio futebolístico? Você tem costume de assistir jogos de futebol feminino? O que você acha de suas irmãs, mãe, tias, filhas, sobrinhas e amigas jogarem futebol? Para ajudar você a refletir sobre o assunto, leia o texto abaixo:

Por que o futebol feminino deve ser um local sem preconceitos | Placar – O futebol sem barreiras para você (abril.com.br)

Agora dialogue com seus familiares sobre o assunto. Conversem sobre os direitos das mulheres. Se a mulher deve seguir o que está determinado culturalmente ou se o lugar delas é onde elas se sentem bem, onde elas gostam e onde elas sonham estar, independente do julgamento e opinião dos outros. Quem sabe você não percebe que suas opiniões precisam ser repensadas. Afinal, cabe a nós modificar e fazer uma nova história e, a partir daí, criar novos costumes e atitudes.

ATIVIDADE 3

Agora vamos apreciar um jogo de futebol feminino? Assista o vídeo abaixo:

Disponível em: BRASIL 4 X 1 ARGENTINA | MELHORES MOMENTOS | FUTEBOL FEMININO | SheBelieves CUP | ge.globo – YouTube

Gostou das jogadas? Você acha que as mulheres são menos habilidosas e tecnicamente inferiores que os homens? Que tal agora você praticar um pouco de futebol? Jogue com seus familiares e amigos. Pode ser só fazendo embaixadinhas, chutes ao gol e passes. Não precisa separar os homens das mulheres, assim, o jogo será muito mais pela diversão e saúde do que pela competição e busca pela vitória. Sempre que puder, prestigie os jogos de futebol feminino, assista pela tv, internet e vá aos estádios, pois o público é indispensável para o desenvolvimento do esporte.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0610) Vivenciar e fruir diferentes modalidades esportivas.
(EAJAEF0612) Compreender e relacionar os aspectos sociais, econômicos e políticos com o esporte no contexto atual.
Língua Portuguesa(EAJALP0755) Declamar poemas diversos, observando os aspectos característicos do gênero e da oralidade.