You are currently viewing Educação Física: Esporte e o Consumismo

Educação Física: Esporte e o Consumismo

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/stock-market-investing-online-monetization-remote-job-freelance-work_12084813.htm#query=capitalismo&position=0&from_view=search&track=robertav1_2_sidr

Esporte e Consumismo

Os primeiros esportes surgiram das mudanças provocadas pelo processo de industrialização que deu origem ao modo de produção capitalista. Assim, o esporte reproduz, na forma como é organizado ou como é praticado, os valores e as características do capitalismo.

Uma das características mais relevantes do capitalismo é o consumo, ou seja, na nossa sociedade não é o indivíduo que produz ele próprio os produtos que necessita – alimentos, roupas, objetos etc. Na verdade, nós compramos/ consumimos todos os produtos e serviços que necessitamos para sobreviver. Mas, o consumo não segue conforme nossas necessidades, ele é estimulado pela mídia e redes sociais.

Assim, vivemos em um sistema onde as indústrias fabricam os seus produtos em grande escala, e, através da mídia e redes sociais, cria na sociedade a necessidade de consumir o produto que fabrica, mesmo que o produto não faça parte das necessidades das pessoas.

Então, temos o consumismo, que é quando consumimos/ compramos mais do que precisamos, sem nenhum planejamento e de forma excessiva, e muitas vezes produtos e serviços supérfluos ou fora da nossa necessidade, causando endividamento, ansiedade e depressão. Além do desperdício e acúmulo de lixo em casa e na cidade.

Integrado a esse sistema e reproduzindo suas características o esporte cria espectadores/ torcedores que também são consumidores. O esporte também cria seus ídolos, que são atletas com muita habilidade e que atraem a atenção de milhares de pessoas.

A mídia se aproveita dessa credibilidade e carisma dos grandes atletas e ídolos esportivos para vender, para criar nos torcedores e espectadores a necessidade de consumir/ comprar todo tipo de produto e serviço, associando-os à imagem dos melhores atletas, mesmo que os produtos e serviços anunciados não tenham nenhuma relação com o esporte.

É preciso mais consciência sobre o consumo, para não se endividar nem desenvolver um quadro de ansiedade e depressão, já que os produtos e serviços que consumimos não são capazes de nos trazer felicidade, muito menos são capazes de nos aproximar dos nossos ídolos esportivos.

Questão 1

Na sociedade capitalista os produtos que precisamos para nossa sobrevivência são, geralmente, produzidos

(A) individualmente, conforme a necessidade de cada indivíduo.

(B) coletivamente e redistribuídos conforme a necessidade de cada família.

(C) em indústrias e vendidos no comércio.

(D) de forma artesanal e individualizada.

Questão 2

O consumismo é um comportamento compulsivo caracterizado pelo

(A) consumo consciente e planejado, abrangendo somente os produtos e serviços que são necessários.

(B) consumo livre, porém sem planejamento, de produtos e serviços sem exageros.

(C) consumo restrito somente daquilo que necessitamos para sobreviver.

(D) consumo exagerado e sem planejamento de produtos e serviços que muitas vezes não fazem parte das nossas necessidades.

Questão 3

Como a mídia e as redes sociais usam o esporte e os grandes atletas para vender todo tipo de produtos e serviços? Você concorda com essa estratégia de vendas?

Questão 4

Que tipo de problemas podemos ter desenvolvendo um comportamento consumista?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0613) Refletir sobre a influência da mídia na adoção de práticas corporais e no incentivo ao consumo de mercadorias relacionadas ao esporte.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022