You are currently viewing Educação Física – ESPORTE E MÍDIA

Educação Física – ESPORTE E MÍDIA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eja.

Hoje o esporte, influenciado pela mídia, pode ser visto como espetáculo, possibilidade de ascensão social, mercadoria e produto de consumo. E é sobre esse assunto que vamos dialogar na nossa aula de hoje.

Fonte: PxHere

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ESPORTE E MÍDIA

7ª série – Eja – Educação Física – Aula 14 – ESPORTE E MÍDIA

Na videoaula de hoje, o Professor Luciano reafirmou que o esporte é uma prática corporal moderna, competitiva e com regras oficiais. Simbolicamente, ele é como um espelho da sociedade em que vivemos, refletindo e reproduzindo valores e comportamentos sociais; e composto por atletas profissionais e amadores, equipes, campeonatos, torcidas, treinadores, árbitros, dirigentes, agentes, empresários, marcas, produtos e serviços. É uma prática muito explorada pela mídia, que é todo veículo, espaço ou canal que transmite mensagens, informações e conteúdos, como por exemplo, rádio, tv, cinema, imprensa e os meios eletrônicos e telemáticos. A mídia seleciona e transmite informações e conteúdos para influenciar padrões de comportamentos, incentivar o consumismo e formar opiniões.

Entendemos que, sobre a relação entre a mídia e o esporte, podemos destacar diversos pontos e questões, como por exemplo:

• O tempo e o espaço do esporte na mídia: a mídia usa o esporte como ferramenta de alienação, afastando a população dos grandes debates e temas de interesse público;
  • O fenômeno que transforma atletas em heróis e celebridades: a mídia transforma atletas com grandes habilidades técnicas em sinônimo de indivíduos éticos e exemplares, aproveitando desse prestígio para dar credibilidade a marcas e produtos anunciados por eles;
  • A necessidade de esportivização de outras práticas corporais: a mídia ignora elementos de outras práticas corporais, pois o esporte possui um formato mais lucrativo e atende aos interesses comerciais;
  • Prevalência dos interesses econômicos: a mídia quando se apropria ou apresenta o esporte, não objetiva incentivar e apoiar o desenvolvimento do esporte, e sim atender aos seus interesses econômicos. No Brasil, por exemplo, temos instituído ao longo de muitos anos pelas mídias a monocultura esportiva, ou seja, apesar de existirem inúmeros programas e conteúdos nas mídias dedicadas ao esporte, ao invés de incentivarem a diversidade de práticas esportivas coletivas e individuais, masculinas e femininas, do Brasil e do mundo, eles se reduzem apenas ao futebol de campo masculino. Com a monocultura esportiva o círculo de negócios fica reduzido e centralizado. Assim, a mídia privilegia também o eixo Rio-São Paulo, e cria milhares de torcedores por todo país que torcem por times de futebol dessas localidades e deixam de incentivar e promover o desenvolvimento das equipes locais e regionais.

ATIVIDADE 1

Nossas aulas são destinadas à rede municipal de educação de Goiânia, e provavelmente deve contar com muitos alunos goianos e de outras regiões do país, certo?! Então, vamos fazer um exercício simples: um levantamento sobre para qual time cada colega de sala torce. Tome o cuidado de anotar três informações: de qual região do país a pessoa é, para qual time torce e de qual região é esse time. Com posse dos dados, analise-os e discuta, caso existam torcedores de times de outras regiões, descubra por que isso ocorre, ao invés de torcerem para times da localidade em que vivem. Dialogue, também, como times locais e regionais podem um dia se tornarem grandes times, e qual a importância de incentivá-los. Lembre-se que todo time grande já foi um pequeno time.

ATIVIDADE 2

Na Língua Portuguesa, muitas palavras e expressões possuem um sentido denotativo, ou seja, o que é próprio da palavra, e um sentido conotativo, que é uma forma figurada de usar a palavra. Assim, muitas palavras que têm origem no meio militar passaram a ser usadas de forma conotativa nos esportes, em especial no futebol. Observe as palavras em destaque das frases abaixo e explique o sentido, denotativo ou conotativo, apresentado em cada uma delas:

1. O jogador artilheiro do campeonato fez 10 gols.
  2. O artilheiro invadiu o território inimigo com o uso de metralhadoras e outras armas de fogo.
  3. Com a escalação do time, o técnico pretende blindar a sua defesa.
  4. Os veículos blindados estão a caminho para dar reforço à operação policial.
  5. Como um tiro de canhão, o atacante marcou o gol da vitória para o seu time.
  6. O canhão já está posicionado para efetuar os disparos, informou o subordinado ao seu superior.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0712) Identificar e refletir a presença das diversas violências no esporte, analisando sobre as relações entre esporte e mídia.
Língua Portuguesa (EAJALP0679) Reconhecer os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas.