You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – ESPORTE E CONSUMISMO

EDUCAÇÃO FÍSICA – ESPORTE E CONSUMISMO

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

ESPORTE E CONSUMISMO

O ESPORTE NÃO É APENAS ENTRETENIMENTO, TORNOU-SE UM NEGÓCIO LUCRATIVO QUE IMPULSIONA A ECONOMIA GLOBAL, MOVIMENTANDO GRANDES QUANTIAS DE DINHEIRO.

ISSO SE DEVE AO CONSUMISMO DOS PRATICANTES, TORCEDORES E DO MERCADO CORPORATIVO, QUE ADQUIREM PRODUTOS, SERVIÇOS OU EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS, FORTALECENDO AINDA MAIS ESSE MERCADO EM CONSTANTE CRESCIMENTO.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA TÊM UTILIZADO CADA VEZ MAIS O ESPORTE COMO UMA FERRAMENTA DE PROPAGANDA PARA AUMENTAR ESSE CONSUMO.

ASSIM, MUITAS VEZES, O PÚBLICO COMPRA MOTIVADO PELA IMAGEM DOS ATLETAS E EQUIPES, BUSCANDO SE IDENTIFICAR COM SEUS ÍDOLOS E O UNIVERSO ESPORTIVO QUE ELES REPRESENTAM.

QUESTÃO 1

HOJE O ESPORTE NÃO É APENAS ENTRETENIMENTO, TORNOU-SE UM NEGÓCIO LUCRATIVO AO INCORPORAR CARACTERÍSTICAS DA

( A ) COMPETIÇÃO.

( B ) MODALIDADE.

( C ) SOCIEDADE.

( D ) COOPERAÇÃO.

QUESTÃO 2

LEIA O TEXTO PUBLICITÁRIO ABAIXO:

Fonte: canva

ESSE TIPO DE TEXTO UTILIZADO PELO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PODE ESTIMULAR

( A ) O CONSUMISMO ESPORTIVO.

( B ) O CANCELAMENTO ESPORTIVO.

( C ) A REJEIÇÃO ESPORTIVA.

( D ) A FALÊNCIA ESPORTIVA.

QUESTÃO 3

SOBRE OS PRODUTOS DO ESPORTE, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) PODEMOS DIZER QUE OS TRÊS PRINCIPAIS PRODUTOS DO ESPORTE SÃO OS ATLETAS, EQUIPES E EVENTOS ESPORTIVOS.

( ) OS ATLETAS FAMOSOS SÃO IMPORTANTES PARA PROMOVER MARCAS ESPORTIVAS E VENDER PRODUTOS DE TODOS OS TIPOS.

( ) AS EQUIPES SÃO PRODUTOS DO ESPORTE QUE PODEM PERDURAR POR MUITO TEMPO, ULTRAPASSANDO GERAÇÕES.

( ) OS EVENTOS ESPORTIVOS GERAM RENDA AO ATRAIR ESPECTADORES, TELESPECTADORES E O MERCADO CORPORATIVO.

QUESTÃO 4

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

PATROCÍNIOMÍDIATORCEDORESPRATICANTES
OS CLIENTES DO ESPORTE SÃO OS PRATICANTES, OS _________________________ E O MERCADO CORPORATIVO. OS __________________ SÃO OS INDIVÍDUOS QUE FAZEM O ESPORTE ACONTECER. OS TORCEDORES CONSOMEM MUITO O ESPORTE AO VIVO E EM _______________________. JÁ O MERCADO CORPORATIVO INVESTE EM ______________________, EXIBINDO SUAS MARCAS EM EVENTOS ESPORTIVOS E NOS UNIFORMES DOS ATLETAS.
AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0112) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da lógica do esporte.
(EJALP0131) Ler com a mediação do professor textos que circulam no campo da vida pública com diferentes finalidades, e suportes textuais.
ReferênciasSIQUEIRA, M. A. Marketing esportivo. São Paulo: Saraiva, 2014. Zero hora. Porto Alegre, 2015. 
DA SILVA ROCHA, Francisco Diogo et al. A utilização dos esportes pelas mídias de massa como forma de influência ao consumo de produtos. Revista do Instituto de Políticas Publicas de Marília-RIPPMar, v. 5, n. 1, 2019.