ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ESPORTE E CONSUMISMO
O ESPORTE NÃO É APENAS ENTRETENIMENTO, TORNOU-SE UM NEGÓCIO LUCRATIVO QUE IMPULSIONA A ECONOMIA GLOBAL, MOVIMENTANDO GRANDES QUANTIAS DE DINHEIRO.
ISSO SE DEVE AO CONSUMISMO DOS PRATICANTES, TORCEDORES E DO MERCADO CORPORATIVO, QUE ADQUIREM PRODUTOS, SERVIÇOS OU EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS, FORTALECENDO AINDA MAIS ESSE MERCADO EM CONSTANTE CRESCIMENTO.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA TÊM UTILIZADO CADA VEZ MAIS O ESPORTE COMO UMA FERRAMENTA DE PROPAGANDA PARA AUMENTAR ESSE CONSUMO.
ASSIM, MUITAS VEZES, O PÚBLICO COMPRA MOTIVADO PELA IMAGEM DOS ATLETAS E EQUIPES, BUSCANDO SE IDENTIFICAR COM SEUS ÍDOLOS E O UNIVERSO ESPORTIVO QUE ELES REPRESENTAM.
QUESTÃO 1
HOJE O ESPORTE NÃO É APENAS ENTRETENIMENTO, TORNOU-SE UM NEGÓCIO LUCRATIVO AO INCORPORAR CARACTERÍSTICAS DA
(A) COMPETIÇÃO.
(B) MODALIDADE.
(C) SOCIEDADE.
(D) COOPERAÇÃO.
QUESTÃO 2
LEIA O TEXTO PUBLICITÁRIO ABAIXO:
ESSE TIPO DE TEXTO UTILIZADO PELO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PODE ESTIMULAR
(A) O CONSUMISMO ESPORTIVO.
(B) O CANCELAMENTO ESPORTIVO.
(C) A REJEIÇÃO ESPORTIVA.
(D) A FALÊNCIA ESPORTIVA.
QUESTÃO 3
SOBRE OS PRODUTOS DO ESPORTE, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.
( ) PODEMOS DIZER QUE OS TRÊS PRINCIPAIS PRODUTOS DO ESPORTE SÃO OS ATLETAS, EQUIPES E EVENTOS ESPORTIVOS.
( ) OS ATLETAS FAMOSOS SÃO IMPORTANTES PARA PROMOVER MARCAS ESPORTIVAS E VENDER PRODUTOS DE TODOS OS TIPOS.
( ) AS EQUIPES SÃO PRODUTOS DO ESPORTE QUE PODEM PERDURAR POR MUITO TEMPO, ULTRAPASSANDO GERAÇÕES.
( ) OS EVENTOS ESPORTIVOS GERAM RENDA AO ATRAIR ESPECTADORES, TELESPECTADORES E O MERCADO CORPORATIVO.
QUESTÃO 4
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:
PATROCÍNIO | MÍDIA | TORCEDORES | PRATICANTES |
OS CLIENTES DO ESPORTE SÃO OS PRATICANTES, OS _________________________ E O MERCADO CORPORATIVO. OS __________________ SÃO OS INDIVÍDUOS QUE FAZEM O ESPORTE ACONTECER. OS TORCEDORES CONSOMEM MUITO O ESPORTE AO VIVO E EM _______________________. JÁ O MERCADO CORPORATIVO INVESTE EM ______________________, EXIBINDO SUAS MARCAS EM EVENTOS ESPORTIVOS E NOS UNIFORMES DOS ATLETAS.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0112) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da lógica do esporte. (EJALP0131) Ler com a mediação do professor textos que circulam no campo da vida pública com diferentes finalidades, e suportes textuais. |
Referências | SIQUEIRA, M. A. Marketing esportivo. São Paulo: Saraiva, 2014. Zero hora. Porto Alegre, 2015. DA SILVA ROCHA, Francisco Diogo et al. A utilização dos esportes pelas mídias de massa como forma de influência ao consumo de produtos. Revista do Instituto de Políticas Publicas de Marília-RIPPMar, v. 5, n. 1, 2019. |