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Educação Física – Esporte coletivo: vôlei

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 8ª SÉRIE da Eja.

Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre o vôlei.


ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ESPORTE COLETIVO: VÔLEI

8ª série – Eja – Educação Física – Aula 14 – ESPORTE COLETIVO: VÔLEI

Na aula de hoje, o Professor Luciano reafirmou que os esportes são práticas modernas, competitivas e com regras oficiais. São como um espelho da sociedade, refletindo valores e comportamentos sociais. Existem muitos e diversificados esportes, e uma forma de classificá-los é em coletivos e individuais. Eles podem ser praticados de forma competitiva, enquanto lazer, bem como para auxiliar na promoção e manutenção da saúde.

Aprendemos que os esportes coletivos são aqueles que praticamos em grupo, ou melhor, dentro de uma equipe ou time. São atividades que destacam o trabalho coletivo e por isso podem servir de referência e motivação para o desenvolvimento da sua vida profissional também. Neles, cada jogador deve desenvolver sua função, mas com consciência do trabalho que deve ser realizado pelo time todo. São exemplos: futebol, basquetebol, handebol, volêi, beisebol, futebol americano, rugby e muitos outros.

Entendemos que vôlei é um esporte coletivo em que jogam seis atletas em cada equipe. Na sua origem, procurava-se criar uma atividade que evitasse o contato direto entre os adversários e ao mesmo tempo pudesse manter um público, inicialmente idoso, em atividade e sem o risco de lesões. Hoje o vôlei se tornou um esporte dinâmico e de muita força, estratégia e técnica. Ele tem como objetivo não deixar a bola cair do seu lado da quadra, passando-a para o lado do adversário com o máximo de dificuldade para a recepção do outro time. O esporte possui várias regras mas, essencialmente, os jogadores não podem tocar duas vezes seguidas na bola e cada equipe pode dar no máximo três toques na bola antes de devolvê-la para o outro lado da rede. A equipe marca ponto quando a bola cai no chão na quadra da equipe adversária ou vai para fora depois do adversário tê-la tocado por último. O jogo é dividido em sets, que são como várias pequenas disputas que formam a partida completa, sendo o vencedor aquele que ganhar três sets em uma competição de cinco sets. Nos quatro primeiros sets, é preciso no mínimo 25 pontos, com dois pontos de vantagem sobre o adversário – caso contrário, a contagem de pontos segue até que se atinja dois pontos de vantagem. O quinto set é chamado de tie-break e só é disputado se a partida estiver empatada em 2 a 2 nos números de sets que cada equipe venceu. No tie-break são necessários no mínimo 15 pontos, com dois pontos de vantagem sobre o adversário. A partida começa com o saque e há outros três movimentos básicos: a manchete, o toque e o movimento de ataque conhecido como cortada.

ATIVIDADE 1

Que tal você desfrutar dos benefícios dessa prática que, como foi citado, pode ser uma forma de lazer e auxiliar na promoção da saúde? Assista o vídeo abaixo e aprenda com o Professor Jefferson Silva um dos fundamentos básicos do vôlei, a manchete.

Disponível em: Ensino do Fundamento da Manchete – YouTube

Achou fácil o fundamento? Faça os exercícios propostos no vídeo. Você pode vivenciá-los sozinho, em casa, como forma de autocuidado, inserindo em sua rotina de exercícios físicos. Caso tenha oportunidade, use o fundamento em uma partida de vôlei com seus colegas da escola e familiares, será muito prazeroso. Faça valer o seu direito ao lazer e divirta-se!

ATIVIDADE 2

E por falar em direito ao lazer e aos cuidados com a saúde, você conhece a origem moderna de tais conquistas? O direito ao trabalho, ao lazer e aos cuidados com a saúde fazem parte dos Direitos Humanos, declarados pelas Nações Unidas logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, um período marcado por atrocidades terríveis contra a humanidade. Assim, ao final da guerra as nações se uniram criando uma instituição internacional para lutar contra torturas, truculências, miséria, escravidão e promover a igualdade e os direitos a todos os seres humanos independente de raça, nacionalidade, credo ou orientação sexual. Você já teve a oportunidade de ler essa Declaração? Não é um texto grande, na verdade são apenas 30 artigos, sendo que os artigos 23, 24 e 25 são apropriados para esta nossa aula. Observe:

Agora, discuta com seus colegas como esses artigos se relacionam com o tema desta nossa aula, depois responda as perguntas abaixo em seu caderno:

  • Você já tinha ouvido falar sobre os Direitos Humanos? Você já teve a oportunidade de ler a Carta dos Direitos Humanos declarada pela ONU?
  • Qual opinião você tinha sobre os Direitos Humanos antes da leitura da Carta da ONU e de conhecer os motivos que levaram à sua criação?
  • Após a leitura dos 30 artigos sobre os Direitos Humanos, sua opinião mudou em relação ao tema? Há pontos você discorda da declaração da ONU? Caso positivo, quais são eles?
  • Você goza desses seus direitos? Caso a resposta seja não, o que o impede?

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0710) Apropriar e valorizar ações e atitudes para promoção de saúde, considerando questões econômicas, políticas e sociais.
História (EAJAHI0853) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.