You are currently viewing Educação Física: Escalada e Alpinismo

Educação Física: Escalada e Alpinismo

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Escalada e Alpinismo

As práticas corporais de aventura são atividades que buscam superar os desafios encontrados no meio ambiente com habilidade e perícia, com isso seus praticantes podem experimentar diferentes sensações como “frio na barriga”, porém tudo deve ser realizado com o máximo controle dos riscos.

A escalada e o alpinismo são práticas de aventura que possuem técnicas e objetivos parecidos, porém são atividades diferentes uma da outra.

Todas as duas práticas têm como objetivo alcançar um ponto final no cume do objeto escalado, que pode ser um bloco artificial, rocha, paredão ou grandes montanhas e picos. Contudo, cada uma dessas práticas utilizam equipamentos próprios e se diferenciam, principalmente, com relação à extensão do trajeto.

O Alpinismo utiliza técnicas e equipamentos para subir montanhas com mais de 2500 metros de altura e, geralmente, é necessário a contratação de guias locais que conhecem bem a montanha a ser escalada, para conduzir os alpinistas em trilhas seguras.

Esta atividade proporciona uma experiência de vida muito marcante, pois exige uma preparação física e mental rigorosa, adaptação ao ar rarefeito e uma readaptação ao meio ambiente fora da altitude.

Já a escalada pode ser praticada em paredões, rochas, blocos artificiais e montanhas bem menores do que 2500 metros. A vantagem da escalada é que ela pode ser praticada até mesmo dentro de ginásios cobertos além da prática ao ar livre.

Em ambas atividades podemos contemplar a natureza e refletir sobre a importância de preservar cada meio ambiente, até mesmo para a continuidade dessas práticas para as gerações futuras.

Assim como outras práticas de aventura, a escalada e o alpinismo surgiram da necessidade ou interesse humano de explorar e conquistar novos territórios; interesses militares ou necessidade de caçar ou fugir para sobreviver.

Atualmente, as pessoas procuram realizar essas práticas com objetivos voltados para a contemplação da natureza, como desafio e auto superação e até mesmo como forma de competição.

Questão 1

Escalada e alpinismo são práticas corporais de aventura que têm como objetivo

(A) marcar o maior número de gols no adversário

(B) atravessar uma fita amarrada de um ponto ao outro