You are currently viewing Educação Física: EFEITOS DA GINÁSTICA SOBRE O CORPO

Educação Física: EFEITOS DA GINÁSTICA SOBRE O CORPO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª SÉRIE da Eja.

A prática regular de ginástica proporciona inúmeros benefícios para o corpo. Na aula de hoje vamos dialogar sobre alguns deles. Vamos lá?


ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA EFEITOS DA GINÁSTICA SOBRE O CORPO

6ª série – Eja – Educação Física – Aula 14 – EFEITOS DA GINÁSTICA SOBRE O CORPO

Na videoaula de hoje, o Professor Luciano pontuou que através de diferentes modalidades e protocolos de ginástica podemos promover diversas alterações na forma e funcionamento do nosso corpo, como emagrecer, aumentar nossa massa muscular e regular a produção de hormônios, que por sua vez, regula diversas funções do organismo, que vão do metabolismo ao humor.

Aprendemos que o emagrecimento é um processo que tem relação com a produção, gasto e capacidade de armazenamento de energia pelo corpo. Assim, para emagrecer é necessário gastar mais energia do que produzimos, para que nosso corpo não transforme essa energia que sobrou em gordura, estocando nas células do nosso tecido adiposo. Já o desenvolvimento da massa muscular ocorre através de um processo de degradação, inflamação e reposição das proteínas que formam os músculos. O crescimento dos músculos depende de exercícios intensos, alimentação rica em proteínas e descanso, pois é durante esse período que ocorre a recuperação e reposição das proteínas nos músculos, aumentando assim sua massa e força.

Entendemos que entre os diversos efeitos da ginástica sobre o corpo, a regulação da produção de hormônios é um dos principais pontos para o desenvolvimento da nossa saúde e qualidade de vida. Hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas e possuem diferentes funções no organismo, como controlar os níveis de glicose no sangue, regular o crescimento, a vida sexual, a frequência cardíaca, pressão arterial, funções renais e o ritmo do metabolismo. Durante a prática de diferentes exercícios físicos, dentre eles as diversas modalidades de ginástica, há a produção de diferentes hormônios que preparam e recompensam o corpo para o esforço. Podemos destacar a adrenalina, testosterona, hormônio do crescimento e, principalmente, a endorfina, que atua no nosso sistema nervoso, e é conhecida como hormônio do bem-estar, pois proporciona a sensação de alegria e bom humor, e reduz os sintomas ligados à depressão e ansiedade.

Compreendemos que seja pelo objetivo de emagrecer, desenvolver massa muscular ou de regular a produção de hormônios e, consequentemente, regular as mais diversas funções do corpo; praticar exercícios físicos, dentre eles alguma das inúmeras, modalidades de ginástica é uma boa escolha para a vida.

ATIVIDADE 1

Observe os quadrinhos abaixo:

Apesar de tantos benefícios, a prática de ginástica exige disciplina e compromisso. Identifique e explique a ironia e o humor das tirinhas acima e comente, em seu caderno, a relação dos quadrinhos com a sua prática de ginástica.

ATIVIDADE 2

Você já recebeu orientação médica para começar a exercitar-se? Qual foi o motivo? Você seguiu a indicação? Que exercício praticou? Teve melhoras na sua saúde e qualidade de vida? Converse sobre esse assunto com seus familiares e colegas da escola, quem sabe sua história sirva de inspiração ou alerta para outras pessoas!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0622) Analisar a relação entre ginástica e saúde.
Língua Portuguesa(EAJALP0501) Apreciar e identificar os efeitos de ironia e humor presentes em tirinhas, memes e charges.