You are currently viewing Educação Física: Direitos Humanos e a Copa do Mundo de Futebol

Educação Física: Direitos Humanos e a Copa do Mundo de Futebol

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Direitos Humanos e a Copa do Mundo de Futebol

A Copa do Mundo de Futebol Masculino é, com toda certeza, um dos maiores eventos esportivos do mundo, assistido por milhões de pessoas de diferentes países em todos os continentes. É portanto, uma grande vitrine, onde um simples gesto pode levar uma mensagem complexa a milhões de pessoas.

Em 2022, a Copa do Mundo foi no Catar, um país do Oriente Médio, reconhecidamente antidemocrático e com várias denúncias de desrespeito aos direitos humanos.

Os Direitos Humanos são um conjunto de garantias que reconhecem e protegem a vida e a dignidade de todos, independente de etnia, classe social, orientação sexual e até mesmo independente de ser inocente ou culpado. São garantidos os direitos à vida, à liberdade, à opinião, ao trabalho, à saúde e educação, entre outros. E são claramente contra situações onde a dignidade não é respeitada como a escravidão e a tortura.

O Catar conquistou o direito de sediar a competição, mas deixou claro que não aceitaria manifestações de protesto contra seu regime autoritário.

Contudo, o Catar não conseguiu reprimir todos os participantes do evento e muitos protestos acabaram sendo inclusive televisionados e noticiados para o mundo todo.

Foram inúmeros os casos de protesto contra a intolerância. Assim como, foram muitas as ações truculentas na tentativa de reprimir esses protestos, como no caso onde a bandeira do Estado de Pernambuco foi confundida com uma bandeira LGBTQIA + e acabou sendo confiscada.

Os próprios atletas também protestaram, como foi o caso da seleção da Alemanha, onde os atletas fizeram pose com as mãos na boca simbolizando a censura imposta pelo país sede do evento.

E até mesmo a simples presença de mulheres nos estádios já era uma forma de protesto por parte dos torcedores, e um fator de preocupação para as autoridades locais, já que naquele país as mulheres não podem sequer assistir ao jogo dentro dos estádios.

A Copa do Mundo do Catar mostrou, mais uma vez, que o esporte não se cala e não se amedronta. Que o esporte deve sim denunciar, criticar e propagar princípios como a liberdade e a igualdade garantidos nos Direitos Humanos.

Questão 1

A Declaração dos Direitos Humanos é um documento que

(A) busca garantir direitos apenas de pessoas fora da lei.

(B) garante direitos a mais para os homossexuais e mulheres.

(C) não tem valor no Brasil.

(D) garante os mesmos direitos para todas as pessoas.

Questão 2

O Catar é considerado um país autoritário porque

(A) respeita todos os seus cidadãos independente do sexo ou credo.

(B) garante os direitos às minorias.

(C) possuem leis democráticas.

(D) não respeita os direitos humanos.

Questão 3

Por que a simples presença de mulheres nos estádios de futebol na copa do mundo do Catar já era motivo de preocupação para as autoridades locais?

Questão 4

O Catar é um país reconhecidamente antidemocrático que não respeita os Direitos Humanos, e reproduz nas suas leis e costumes ações consideradas preconceituosas e violentas contra as mulheres e outras pessoas. Você acha certo a copa do mundo de futebol ser realizada em países onde os direitos humanos não são respeitados?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0514) Analisar a presença das diversas violências no esporte, refletindo sobre as relações entre esporte e mídia
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022