You are currently viewing Educação Física – Danças espanholas

Educação Física – Danças espanholas

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

DANÇAS ESPANHOLAS

A presença espanhola em terras brasileiras remonta ao período da colonização do Brasil. No entanto, a grande imigração espanhola só se deu no final do século XIX. Esses povos exerceram uma significativa influência cultural sobre o Brasil, destacando-se especialmente na culinária e na dança.

Caracterizada por movimentos bem marcados, sensuais e refinados, algumas danças espanholas são praticadas e muito apreciadas no Brasil, tais como:

• flamenco: é a dança ícone da cultura espanhola.
  • zambra:  é uma das danças espanholas mais exóticas.
  • zarzuela: é a dança espanhola de performance clássica.
  • jota: dança de movimentos rápidos e pequenos saltos.
  • pasodoble: dança inspirada em touradas.

Essas danças oferecem uma experiência rica e diversificada aos brasileiros e estrangeiros que aqui residem, contribuindo assim para a diversidade e o enriquecimento cultural do país.

QUESTÃO 1

As danças espanholas são caracterizadas por movimentos

( A ) inexpressivos e fortes.

( B ) sérios e sem técnicas.

( C ) descontraídos e livres.

( D ) sensuais e elegantes.

QUESTÃO 2

São exemplos de danças espanholas o/a

( A ) flamenco, zarzuela e zambra.

( B ) zambra, joga e samba.

( C ) flamenco, zambra e balé.

( D ) zarzuela, bolero e forró.

QUESTÃO 3

Leia o poema:

Agora responda:

A) O que o poema despertou em você?

B) No poema há alguns elementos que caracterizam a dança flamenca. Quais são eles?

QUESTÃO 4

Identifique na cruzadinha as respostas das perguntas a seguir:

1. Qual dança espanhola é considerada a mais exótica?
  2. Qual é a dança espanhola de performance clássica?
  3. Qual é a dança considerada ícone da cultura espanhola?

QUESTÃO 5

Segundo estimativas, existem 15 milhões de descendentes de espanhóis no Brasil. E quanto a você, quem foram seus ancestrais? Que “mistura cultural” houve em sua família?

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças.
(EJALP0305) Apreciar textos da tradição oral (cantigas regionais e nacionais, poemas, letras de músicas, dentre outros).
ReferênciasFERREIRA, Tânia. Dança flamenca: expressividade e cotidiano. Ed. Mackenzie, 2007.
Danças tradicionais espanholas: conheça mais sobre elas. (2019, dezembro 5). Blog Só  Dança. https://blog.sodanca.com.br/dancas-tradicionais-espanholas/. Acesso em 15 de abril de 2024.