You are currently viewing Educação Física – Diferenças entre jogos cooperativos e competitivos

Educação Física – Diferenças entre jogos cooperativos e competitivos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

OS JOGOS POSSIBILITAM REFLEXÕES DOS VALORES E CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE, FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIAS HABILIDADES E PROPORCIONAM MOMENTOS DE ALEGRIA, PRAZER, FANTASIA E DESCONTRAÇÃO. A NOSSA CULTURA CORPORAL É COMPOSTA POR UMA DIVERSIDADE DE JOGOS E COM CARACTERÍSTICAS MÚLTIPLAS, COMO A COOPERAÇÃO E A COMPETIÇÃO. ENQUANTO OS JOGOS COMPETITIVOS TÊM SOMENTE UM VENCEDOR, NOS JOGOS COOPERATIVOS TODOS SÃO VENCEDORES.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?


QUESTÃO 1

PREENCHA A TABELA ABAIXO, COLOCANDO MAIS 3 DIFERENÇAS ENTRE OS JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS:

COOPERATIVOSCOMPETITIVOS

TODOS PARTICIPAM
SÓ OS HABILIDOSOS PARTICIPAM






QUESTÃO 2

LEIA AS SITUAÇÕES ABAIXO E ESCREVA QUE TIPO DE JOGO ELAS CORRESPONDEM. POSTERIORMENTE, REESCREVA A SITUAÇÃO QUE SE TRATA DO JOGO COMPETITIVO TRANSFORMANDO-O EM JOGO COOPERATIVO.

A) EM UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, O PROFESSOR PROPÔS A DINÂMICA QUEIMADA. DOIS ALUNOS FORAM CHAMADOS PELO PROFESSOR PARA ESCOLHEREM OS COLEGAS QUE IRIAM COMPOR SEUS TIMES. O OBJETIVO DO JOGO ERA ACERTAR A BOLA NOS ADVERSÁRIOS E ELIMINÁ-LOS DA PARTIDA. FORAM FORMADOS 2 EQUIPES  DE 7 ALUNOS E O RESTANTE FICOU DE FORA DA ATIVIDADE. PODE-SE DIZER QUE ESTE JOGO É_____________.

B) DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, A PROFESSORA PEDE QUE TODOS SEUS ALUNOS FORMEM UM CÍRCULO, SEGUREM NAS EXTREMIDADES DE UM LENÇOL E CONTROLEM UMA BOLA QUE ESTÁ EM CIMA DESSE TECIDO PARA REALIZAR UM PERCURSO QUE FOI MONTADO NA QUADRA E, NO FINAL, ENCESTAR A BOLA . PODE-SE DIZER QUE ESTE JOGO É_____________.

QUESTÃO 3

FOI REALIZADO UMA PESQUISA COM OS ALUNOS DA EJA DE UMA DETERMINADA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. O OBJETIVO ERA DESCOBRIR QUAL JOGO OS ESTUDANTES PREFERIAM ESTUDAR. O RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO ESTÁ NA TABELA ABAIXO.

Fonte: Dados fictícios

DE ACORDO COM A TABELA:

A) QUANTOS ALUNOS RESPONDERAM A PESQUISA?

B) QUAL O JOGO DE MAIOR PREDILEÇÃO DOS ESTUDANTES?

C) E PARA VOCÊ, QUAL O MELHOR TIPO DE JOGO: COOPERATIVO OU COMPETITIVO? POR QUÊ?

QUESTÃO 4

A COMPETIÇÃO PRESENTE EM ALGUNS JOGOS É POSITIVA PARA SE TRABALHAR AS POSSÍVEIS FRUSTRAÇÕES EXISTENTES NA VIVÊNCIA SOCIAL. PORÉM, ESSA COMPETIÇÃO TEM QUE SER SAUDÁVEL, COM LIMITES, SEM A OBSESSÃO DE VENCER A QUALQUER CUSTO, A QUALQUER PREÇO. BASEADO NA SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, CITE UMA SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO QUE VOCÊ PASSOU E PERDEU. EVIDENCIE QUAIS FORAM SUAS ATITUDES DURANTE E APÓS O DESFECHO DA HISTÓRIA, BEM COMO O QUE VOCÊ PODERIA TER FEITO DIFERENTE COM AÇÕES REGIDAS PELA COOPERAÇÃO.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-1a-e-2a-series/


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE AS DIFERENÇAS DOS JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho. Diferenças entre os jogos competitivos e cooperativos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vcr-tTk69_I

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0203) Vivenciar e compreender os jogos cooperativos identificando sua especificidade.
Matemática(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2009.
BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: Se o Importante é Competir o Fundamental é Cooperar!. 7ª ed. Santos: Renovada, 1997.
_______. Jogos Cooperativos Uma Pedagogia da Cooperação. Revista Jogos Cooperativos, Barueri, v. 3, p. 4-5, out. 2001.