ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS
OS JOGOS OFERECEM OPORTUNIDADES PARA REFLETIR SOBRE OS VALORES E TRAÇOS DA SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E PROPORCIONANDO MOMENTOS DE DIVERSÃO, PRAZER, IMAGINAÇÃO E RELAXAMENTO.
NOSSA CULTURA CORPORAL É ENRIQUECIDA POR UMA VARIEDADE DE JOGOS, PODENDO SER CLASSIFICADOS COMO COMPETITIVOS OU COOPERATIVOS, CADA UM COM SUAS CARACTERÍSTICAS DISTINTAS.
ENQUANTO NOS JOGOS COMPETITIVOS GERALMENTE HÁ APENAS UM VENCEDOR, NOS JOGOS COOPERATIVOS TODOS SAEM COMO VENCEDORES, UMA VEZ QUE VALORIZAM O TRABALHO EM EQUIPE E A COLABORAÇÃO EM VEZ DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL.
QUESTÃO 1
É CARACTERÍSTICA DOS JOGOS COOPERATIVOS
(A) ENFATIZAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES.
(B) FOCAR NO TRABALHO EM EQUIPE E RESPEITO MÚTUO.
(C) POTENCIALIZAR A EXCLUSÃO DE OUTROS JOGADORES.
(D) PROMOVER O INDIVIDUALISMO ACIMA DE TUDO.
QUESTÃO 2
PREENCHA A TABELA ABAIXO, COLOCANDO MAIS 3 DIFERENÇAS ENTRE OS JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS:
COOPERATIVOS | COMPETITIVOS |
TODOS PARTICIPAM | SÓ OS HABILIDOSOS PARTICIPAM |
QUESTÃO 3
LEIA AS SITUAÇÕES E IDENTIFIQUE QUE TIPO DE JOGO ELAS CORRESPONDEM.
A) EM UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, O PROFESSOR PROPÔS A DINÂMICA QUEIMADA. DOIS ALUNOS FORAM CHAMADOS PELO PROFESSOR PARA ESCOLHEREM OS COLEGAS QUE IRIAM COMPOR SEUS TIMES. O OBJETIVO DO JOGO ERA ACERTAR A BOLA NOS ADVERSÁRIOS E ELIMINÁ-LOS DA PARTIDA. FORAM FORMADOS 2 EQUIPES DE 7 ALUNOS E O RESTANTE FICOU DE FORA DA ATIVIDADE. PODE-SE DIZER QUE ESTE JOGO É_____________.
B) DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, A PROFESSORA PEDE QUE TODOS SEUS ALUNOS FORMEM UM CÍRCULO, SEGUREM NAS EXTREMIDADES DE UM LENÇOL E CONTROLEM UMA BOLA QUE ESTÁ EM CIMA DESSE TECIDO PARA REALIZAR UM PERCURSO QUE FOI MONTADO NA QUADRA E, NO FINAL, ENCESTAR A BOLA . PODE-SE DIZER QUE ESTE JOGO É_____________.
QUESTÃO 4
FOI REALIZADO UMA PESQUISA COM OS ALUNOS DA EJA DE UMA DETERMINADA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. O OBJETIVO ERA DESCOBRIR QUAL JOGO OS ESTUDANTES PREFERIAM ESTUDAR. O RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO ESTÁ NA TABELA ABAIXO.
DE ACORDO COM A TABELA:
A) QUANTOS ALUNOS RESPONDERAM À PESQUISA?
B) QUAL O JOGO DE MAIOR PREDILEÇÃO DOS ESTUDANTES?
C) E PARA VOCÊ, QUAL O MELHOR TIPO DE JOGO: COOPERATIVO OU COMPETITIVO? POR QUÊ?
QUESTÃO 5
A COMPETIÇÃO PRESENTE EM ALGUNS JOGOS É POSITIVA PARA SE TRABALHAR
(A) A CRIATIVIDADE E A COOPERAÇÃO NO GRUPO.
(B) A COLABORAÇÃO E A CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL.
(C) POSSÍVEIS FRUSTRAÇÕES EXISTENTES NA VIVÊNCIA SOCIAL.
(D) AS TENSÕES, OBSESSÃO E A SOLIDARIEDADE.
QUESTÃO 6
BASEADO NA SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, CITE UMA SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO QUE VOCÊ PASSOU E PERDEU. EVIDENCIE QUAIS FORAM SUAS ATITUDES DURANTE E APÓS O DESFECHO DA HISTÓRIA.
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE AS DIFERENÇAS DOS JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0104) Reconhecer e vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando e relacionando suas diferenças e semelhanças. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. |
Referências | AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2009. BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: Se o Importante é Competir o Fundamental é Cooperar!. 7ª ed. Santos: Renovada, 1997. _______. Jogos Cooperativos Uma Pedagogia da Cooperação. Revista Jogos Cooperativos, Barueri, v. 3, p. 4-5, out. 2001. FONSECA, Fernando Richardi da; SILVA, E. A. P. C. Os jogos cooperativos na Educação Física escolar: favorecimento das relações interpessoais. ConScientiae Saúde (Online), v. 12, p. 588-597, 2013. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5 edição. São Paulo: Perspectiva, 2007. SILVA, Maria Gabriela Leão da. Jogos cooperativos e sua utilização no ensino fundamental. 2017, 25 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília, 2015. MENDES, L. C.; PAIANO, R.; FILGUEIRAS, I. P. Jogos cooperativos: eu aprendo, tu aprendes e nós Cooperamos. Revista Mackenzie de Educação física e Esporte. São Paulo. V. 8, n. 2, 2009. SOLER, R. Brincando e Aprendendo com os Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: 3ª edição: Sprint, 2011. SILVA, J. K. F; DOHMS, F. C.; CRUZ, L. M.; TIMOSSI, L. S. Jogos Cooperativos: contribuição na escola como meio socializador entre crianças do Ensino Fundamental. Motrivivência, ano 24, n. 39, p. 195-205, 2012. SANTOS, Paulo Roberto dos. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS NO AMBIENTE ESCOLAR. REVES – Revista Relações Sociais, Vol. 03 N. 03 (2020) |