You are currently viewing Educação Física: Danças com Raízes Africanas

Educação Física: Danças com Raízes Africanas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de pch.vector no Freepik

Danças com Raízes Africanas

As danças africanas a que nos referimos são o conjunto de manifestações criadas e praticadas a partir do modo de vida das sociedades que viviam no continente africano antes e durante o período da escravidão no Brasil.

Foram essas formas de danças que vieram para o Brasil trazidas pelos povos escravizados e que aqui se transformaram nas danças brasileiras populares e tradicionais.

Essas danças eram praticadas por povos de culturas diferentes. Apesar disso, todas possuíam algumas características comuns, como:

• Ritmo determinado por instrumentos de percussão;
  • Geralmente dançadas em círculos ou semicírculos e com a participação de todos;
  • Possuem forte ligação com a natureza e com a espiritualidade daqueles povos.

Por muitos anos essas danças foram praticadas aberta ou secretamente nas senzalas, onde misturavam-se os povos e os ritmos, o que acabou dando origem a novas danças: as danças brasileiras de matrizes africanas.

Essas danças de matrizes africanas fazem parte da nossa cultura e, assim sendo, fazem parte da nossa identidade cultural.

Infelizmente, muitas danças de matrizes africanas ainda são vistas com preconceito e discriminação por grande parte da população brasileira, em especial, aquelas danças que ainda mantêm uma forte ligação com as religiões africanas.

Por isso, essas danças são também consideradas movimentos de resistência cultural, pois ainda precisam lutar contra a cultura dominante e excludente para garantir a existência de suas tradições, ritmos e passos.

Congadas, maracatu, maculelê e a mais famosa de todas, o samba, são exemplos de danças brasileiras com raízes africanas. Elas fazem parte da nossa cultura e identidade, trazem em seus ritmos, passos e canções as características e histórias de diferentes povos que ajudaram a construir nosso país, mas que ainda lutam por reconhecimento e valorização.

Questão 1

Danças com raízes africanas são

(A) estilos de danças praticadas somente no continente africano.

(B) qualquer estilo de dança dançado por pessoas africanas.

(C) estilos inferiores de dança.

(D) estilos criados no Brasil a partir de estilos de dança trazidos pelos povos africanos escravizados.

Questão 2

São exemplos de danças com raízes africanas

(A) o samba, a valsa e o balé.

(B) o samba, o maracatu e as congadas.

(C) a valsa, o balé e o break dance.

(D) o tango, o bolero e o forró.

Questão 3

Por que as danças com raízes africanas também são consideradas como movimentos de resistência cultural?

Questão 4

Apesar de existirem diferentes povos africanos, as danças africanas possuem certas características comuns. Quais são as principais características das danças com raízes africanas?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como são algumas danças brasileiras que têm raízes nas culturas africanas:

Danças Brasileiras com Raízes Africanas

Canal Educação Física com professor Luciano – “Danças Brasileiras com Raízes Africanas”. Disponível em: https://youtu.be/LOkNYB6tn3o
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0529) Identificar e refletir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistências
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022