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Educação Física: Danças afro-brasileiras

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Dança africana. Clarencealford, Pixabay. Disponível em: Dança Dançarino Mulher – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay.

DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS

As danças afro-brasileiras são expressões artísticas e práticas corporais que têm suas raízes na cultura africana, sendo desenvolvidas e preservadas ao longo dos séculos no contexto brasileiro. Elas representam uma manifestação significativa da herança afrodescendente no Brasil.

Essas danças desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da herança cultural afro-brasileira. Além de serem formas de resistência, resgate e valorização das tradições ancestrais, elas também são uma expressão de identidade e pertencimento para as comunidades afrodescendentes. Entre os exemplos mais conhecidos estão o maracatu, o jongo e o samba.

Cada uma dessas danças possui suas próprias características e significados, refletindo diferentes aspectos da cultura afro-brasileira. Elas transmitem ritmos envolventes, movimentos corporais expressivos e narrativas que contam histórias e tradições transmitidas ao longo das gerações.

QUESTÃO 1

Danças afro-brasileiras são

(A) estilos de danças somente com elementos africanos.

(B) modalidades de danças de matriz exclusivamente brasileira.

(C) manifestações que combinam elementos brasileiros e africanos.

(D) expressões artísticas com influência europeia e brasileira.

QUESTÃO 2

Um exemplo de dança que é uma manifestação afro-brasileira é o

(A) tango.

(B) maracatu.

(C) balé.

(D) fandango.

QUESTÃO 3

O racismo no Brasil é um fenômeno histórico e presente que afeta profundamente a sociedade. De que maneira as danças afro-brasileiras podem atuar para ajudar a reverter esse cenário?

QUESTÃO 4

O samba é um dos exemplos de danças afro-brasileiras. Ele foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005. Qual a importância desse reconhecimento para os afrodescendentes?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças
(EJAGE0303) Compreender as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras
ReferênciasIPANH. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Jongo, patrimônio imaterial do Brasil.  Disponível em: (Microsoft Word – Jongo patrim\364nio imaterial brasileiro.doc) (iphan.gov.br). Acesso em 21 de maio de 2023.
MONTEIRO, Marianna. Dança afro, uma dança moderna brasileira. In: NORA, Sigrid; SPANGHERO, Maíra. (Org.) Húmus 4, Caxias do Sul, RS: Lorigraf, p. 51-59, 2011.