ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS
As danças afro-brasileiras são expressões artísticas e práticas corporais que têm suas raízes na cultura africana, sendo desenvolvidas e preservadas ao longo dos séculos no contexto brasileiro. Elas representam uma manifestação significativa da herança afrodescendente no Brasil.
Essas danças desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da herança cultural afro-brasileira. Além de serem formas de resistência, resgate e valorização das tradições ancestrais, elas também são uma expressão de identidade e pertencimento para as comunidades afrodescendentes. Entre os exemplos mais conhecidos estão o maracatu, o jongo e o samba.
Cada uma dessas danças possui suas próprias características e significados, refletindo diferentes aspectos da cultura afro-brasileira. Elas transmitem ritmos envolventes, movimentos corporais expressivos e narrativas que contam histórias e tradições transmitidas ao longo das gerações.
QUESTÃO 1
Danças afro-brasileiras são
(A) estilos de danças somente com elementos africanos.
(B) modalidades de danças de matriz exclusivamente brasileira.
(C) manifestações que combinam elementos brasileiros e africanos.
(D) expressões artísticas com influência europeia e brasileira.
QUESTÃO 2
Um exemplo de dança que é uma manifestação afro-brasileira é o
(A) tango.
(B) maracatu.
(C) balé.
(D) fandango.
QUESTÃO 3
O racismo no Brasil é um fenômeno histórico e presente que afeta profundamente a sociedade. De que maneira as danças afro-brasileiras podem atuar para ajudar a reverter esse cenário?
QUESTÃO 4
O samba é um dos exemplos de danças afro-brasileiras. Ele foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005. Qual a importância desse reconhecimento para os afrodescendentes?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças (EJAGE0303) Compreender as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras |
Referências | IPANH. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Jongo, patrimônio imaterial do Brasil. Disponível em: (Microsoft Word – Jongo patrim\364nio imaterial brasileiro.doc) (iphan.gov.br). Acesso em 21 de maio de 2023. MONTEIRO, Marianna. Dança afro, uma dança moderna brasileira. In: NORA, Sigrid; SPANGHERO, Maíra. (Org.) Húmus 4, Caxias do Sul, RS: Lorigraf, p. 51-59, 2011. |