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Educação Física: Danças africanas

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação Física – para 5ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 16/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A dança é uma prática corporal para todos. Teve origem ainda na pré-história e foi se transformando ao longo dos séculos de acordo com as características de cada sociedade. Ela possui elementos constitutivos, uma linguagem própria, diversas modalidades e ritmos. Em muitos casos, são também movimentos de resistência e contracultura.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática DANÇAS AFRICANAS

Eaja – Educação Física – 5ª Série – Aula2 – Danças Africanas

Na videoaula acima, compreendemos que a dança é uma prática corporal que pode ser vivenciada por todos em todas as idades. Entendemos que na escola, além de experimentar e fruir diversos movimentos dançados, podemos contextualizá-la refletindo sobre os sentidos e significados a partir de sua evolução histórica e de suas diversas modalidades.

Aprendemos que a dança é uma forma de linguagem não verbal, que expressa sentimentos e pensamentos através de movimentos, gestos e expressões, que estão ligados à história de vida de quem dança, sua cultura e valores da sociedade na qual está inserido.

Analisamos o processo histórico da dança, que segundo registros, surgiu nas sociedades pré-históricas. Apontamos que seu nascimento se deu nas cerimônias religiosas, e eram associadas aos ciclos da natureza e às comemorações cotidianas, como: nascimento, casamento, mudanças de estação, colheita etc. Mencionamos que com o passar do tempo, em diferentes épocas e culturas, sacerdotes liberaram ou condenaram as danças, fazendo com que essa prática deixasse de ser praticada somente nos templos e passasse a ser vivenciada aberta ou secretamente pelo povo, incorporando ao longo dos séculos características populares, e assim foram surgindo as danças folclóricas populares e tradicionais. Explicamos que parte dessas danças populares e folclóricas chegou aos castelos das sociedades europeias no fim do período histórico conhecido como Idade Média, e se transformaram em danças de salão.

Pontuamos que ao longo de toda a História a dança foi se transformando conforme as características da sociedade, chegando aos dias atuais com uma grande variedade de modalidades e significados. Destacamos como modalidades mais praticadas e estudadas na nossa cultura:

  • Danças de salão: que são aquelas dançadas com o par, geralmente em salões de festas, como o samba de gafieira, o forró e a lambada.
  • Danças Contemporâneas: modalidade muito estudada, uma das principais expressões de danças nos espetáculos e produções, porém ainda pouco acessíveis ao grande público.
  • Danças urbanas: são expressões que surgem no cotidiano das grandes cidades, muitas vezes como forma de protesto, como, por exemplo, a breakdance.
  • Danças Populares: incluem as de origem indígena e africana. São expressões culturais que resistem às mudanças na sociedade e a séculos de preconceitos, são danças como as congadas, catira, quadrilha e o cateretê.

Afirmamos que as danças populares brasileiras com matrizes africanas, as afro-brasileiras, são o conjunto de diferentes danças que têm origem em diversos países do continente africano, que chegaram ao Brasil através dos povos africanos escravizados pelos portugueses. Indicamos que o nascimento dessas práticas corporais se deu nas religiões praticadas por esses indivíduos, que passaram por preconceitos e transformações ao longo dos anos, sendo hoje praticadas dentro e fora do contexto religioso, mas sempre destacando sua origem e luta. 

ATIVIDADE 1

As danças africanas representam a resistência e o empoderamento. Com origem nas religiões, é hoje um elemento da cultura corporal brasileira, presente em espetáculos de dança, nas ruas, nas escolas e nos movimentos culturais diversos. Assista e vivencie os dois movimentos básicos de danças africanas demonstrados no vídeo da professora Gleyde Lopes.

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Acessado em https://youtu.be/o89id9_fFyw

ATIVIDADE 2

Vivenciaram os movimentos propostos pela Professora Gleyde? Esses passos são bem característicos dos nossos ancestrais negros, que expressavam através da dança, a resistência e os acontecimentos naturais tais como: agradecer colheitas, fecundidade, o nascimento, a saúde, a vida e a morte. Essa expressividade marcou a cultura brasileira e deu origem a várias danças afro-brasileiras, sendo as mais populares a congada, jongo, maracatu e samba de roda. Você já ouviu falar de alguma dessas danças? Faça pesquisas e descubra os significados, expressões e características de cada uma delas. Depois de pesquisar, que tal se você as experimentar? Se baseie na sua pesquisa para essa vivência, mas não reproduza as coreografias prontas, use os movimentos básicos de cada uma dessas danças, mas se dê a oportunidade de sentir o prazer de criar, executar, e compreender o contexto a qual a Dança Afro-brasileira esteve e está inserida.

ATIVIDADE 3

Fontes históricas são vestígios, materiais e imateriais, que através de seus sinais e interpretações, permitem a identificação cultural, ideológica e filosófica de um determinado momento histórico. Baseado nessa afirmação, você acha que a dança é uma fonte histórica? Se a resposta for sim, em qual tipo de fonte histórica ela se enquadra? Justifique sua resposta.


ReferênciasALENCAR-FILHO, Antonio. A Cultura Corporal Afro e Afro-Brasileira como Identidade Cultural: no Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
BARROS, Mariana Silva. Práticas Pedagógicas e Educação Física Escolar: Proposta de Currículo Emancipatório na Educação de Jovens e Adultos. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0421) Praticar diferentes modalidades de danças. 
(EAJAEF0525) Reconhecer a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EAJAEF0529) Identificar e refletir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistências. 
Arte(EAJAAR0513) Pesquisar e ampliar a compreensão sobre a diversidade cultural presente em festas, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. 
(EAJAAR0517) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
História(EAJAHI0509) Compreender o conceito de fontes históricas