You are currently viewing Educação Física: Danças Africanas

Educação Física: Danças Africanas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Danças Africanas

As danças são práticas corporais expressivas que transmitem ideias, sentimentos e até histórias através dos movimentos corporais organizados em passos e coreografias, e dentro de um ritmo específico.

No Brasil, praticamos diversos estilos de danças, muitas delas foram criadas em culturas distantes e chegaram até o nosso país através dos imigrantes e do intercâmbio cultural.

Mas, existem também muitas danças que surgiram aqui no Brasil e fazem parte da nossa identidade cultural. As danças originárias do Brasil, por sua vez, surgiram de danças que eram praticadas originalmente pelos povos indígenas, africanos e portugueses.

As danças africanas são práticas corporais que chegaram ao Brasil trazidas pelos povos escravizados e aqui evoluíram em diferentes contextos. Eram diferentes formas de dança de povos e culturas diferentes, mas que possuíam algumas características comuns.

As danças de origem africana têm forte ligação com a espiritualidade e com as religiões, fazem referência à integração dos seres humanos com a natureza aos seus elementos,possuem muito ritmo e acompanhamento de instrumentos de percussão.

Elas fazem parte da nossa cultura e identidade nacional, contudo por conta de questões econômicas e por conta do preconceito racista muitas danças africanas ainda são mal vistas pela sociedade, especialmente, aquelas que ainda possuem forte vínculo com as religiões africanas.

Identificar, problematizar e praticar diferentes tipos de danças de matrizes africanas é uma oportunidade de conhecer novos modos de vida, e também uma grande oportunidade de superarmos os pré-conceitos acerca dessa parte da nossa cultura.

Questão 1

As danças são práticas corporais

(A) competitivas e com regras oficiais.

(B) expressivas e organizadas em passos e coreografias.

(C) lúdicas e com regras flexíveis.

(D) que buscam superar os desafios do meio ambiente.

Questão 2

Existem uma grande diversidade de danças porque

(A) elas evoluíram de uma única forma de dança inicial.

(B) elas evoluíram conforme as características e valores de cada sociedade.

(C) as pessoas enjoam de um mesmo estilo.

(D) todas as pessoas gostam de dançar no mesmo ritmo.

Questão 3

Quais as principais características das danças de matrizes africanas?

Questão 4

Por que é importante conhecer e praticar as danças africanas nas aulas de Educação Física?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0626) Identificar, relacionar e discutir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistência
(EJAEF0627) Problematizar sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança
(EJAEF0628) Discutir e problematizar os estereótipos e preconceitos, as questões de gênero, e violência, inclusão/exclusão presentes na dança
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022