You are currently viewing Educação Física – Dança Soltinho

Educação Física – Dança Soltinho

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: NAKASONE. Espaço de dança: ritmos. Disponível em: http://www.nakasone.com.br/ritmos.php. Apud Costa, TCC_FemininoDancaEstudo.pdf (ufpa.br)

DANÇA SOLTINHO

O Soltinho é um estilo de dança de salão que se tornou popular no Brasil, sendo frequentemente dançado ao som do rock. Originado nos salões do Rio de Janeiro, o Soltinho é uma releitura de danças norte-americanas, refletindo a influência cultural dos Estados Unidos.

Na dança Soltinho, os dançarinos mantêm as mãos soltas, diferenciando-se de outras danças de salão que envolvem o abraço entre os pares. É dançado em duplas, com passos básicos que incluem aberturas laterais para ambos os lados. A condução é feita principalmente pelos braços, permitindo giros e movimentos improvisados.

Além de ser uma atividade divertida, o Soltinho promove a interação social e traz benefícios para o corpo. A prática dessa dança melhora as capacidades físicas, como a coordenação, o equilíbrio e a resistência, enquanto também proporciona uma oportunidade de expressão emocional e criativa. A dança Soltinho pode contribuir para uma maior confiança, autoestima e bem-estar geral.

QUESTÃO 1

O Soltinho é um estilo de dança de salão popular no Brasil. Considerando suas características, podemos afirmar que a dança soltinho

a) é individual, sem a necessidade de um(a) parceiro(a).

b) é tradicionalmente dançada ao som de músicas clássicas.

c) envolve abraços e contato físico próximo entre os dançarinos.

d) permite uma grande variedade de improvisação e liberdade de movimento.

QUESTÃO 2

A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Um exemplo da globalização cultural é a criação da dança soltinho. Ela foi marcada pela influência que o Brasil sofreu
a) de Portugal.
b) dos Estados Unidos.
c) do México.
d) da Alemanha.

QUESTÃO 3

Sobre a dança Soltinho, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A dança Soltinho requer um vestuário clássico e formal igual a valsa e o tango.

( ) A dança Soltinho deve simbolizar elegância com postura Aristocrática e rígida.

( ) O estilo individual dos dançarinos não influencia a estética da dança Soltinho.

( ) A conexão harmoniosa entre os dançarinos não é relevante na dança Soltinho.

QUESTÃO 4

Dance soltinho com seus amigos e familiares. Coloque as músicas que marcaram sua geração e a atual. Realize o passo básico da modalidade e improvise movimentos. Posteriormente, escreva em seu caderno as dificuldades e curiosidades que surgiram com a experiência.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças.
(EJAAD0311) Analisar e contextualizar as manifestações das danças tradicionais e sociais explorando a percepção do sujeito sobre aspectos sensíveis e estéticos característicos de cada manifestação.
ReferênciasALMEIDA, Cleuza Maria de et al. Um olhar sobre a prática da dança de salão. Movimento e percepção, v. 5, n. 6, 2005.
CHRISTIANIS, Cristovão. Dança em pauta. Soltinho: uma dança em risco de extinção. Disponível em: https://www.dancaempauta.com.br/soltinho-uma-danca-em-risco-de-extincao/. Acessado em 16 de julho de 2023.