You are currently viewing Educação Física: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Educação Física: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  7ª Série da Eja.

Nesta aula de hoje, iremos aprender um pouco mais sobre dança e analisar como as relações sociais podem se expressar a partir desta prática corporal.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA à VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

7ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 5 – DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Na videoaula acima, compreendemos que a dança é uma forma de linguagem, que expressa ideias, sentimentos e emoções através de gestos e movimentos. Entendemos que esta prática corporal é exercício de reflexão e autoconhecimento, onde quem dança reflete sobre si e sobre seu lugar no mundo, o que contribui para a valorização pessoal, da autoestima e abre novas perspectivas, colocando quem dança em uma posição de lutar por sua inclusão social e pelo pleno exercício da sua cidadania.

ATIVIDADE 1

A exclusão social ocorre quando não temos acesso pleno aos bens e serviços que são essenciais para o exercício da cidadania e gozo dos direitos, como por exemplo, pleno acesso à educação, à segurança, à saúde, à tecnologia e muitos outros. Realize uma pesquisa sobre os direitos civis e em seguida escreva um texto sobre como a exclusão social afeta o pleno exercício da cidadania. Para ajudar na sua pesquisa, busque pelo Artigo 5 da Constituição Federal.

ATIVIDADE 2

Leio o parágrafo abaixo:

A exclusão social afeta a autoestima e as perspectivas de cada indivíduo em diferentes aspectos da vida. Por outro lado, a dança contribui para o autoconhecimento, para a valorização pessoal e autoestima de quem a pratica, abrindo assim não só portas como também novos horizontes.

  • Você concorda com a afirmação acima? Justifique sua resposta em seu caderno.
  • Você já participou de algum projeto social de dança? Dialogue com seus familiares como foi essa experiência.
  • Você já participou de alguma apresentação de dança? Que tal você tentar criar uma coreografia? Primeiro pense qual sentimento, emoção ou ideia você quer transmitir, em seguida pense nos movimentos e no ritmo apropriado para expressar o que você pretende e escolha uma música. Agora monte sua coreografia e se apresente para seus familiares e amigos.
  • Após criação e apresentação de sua coreografia, registre em seu caderno, como esta dança pode contribuir para o autoconhecimento e valorização da autoestima.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0727) Analisar e expressar as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
(EAJAEF0728) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na dança, propondo compreensão e superação dos mesmos.
Língua Portuguesa(EAJALP0633) Realizar levantamento e redigir textos sobre os direitos civis presentes na comunidade (planejamento, produção e revisão).