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Educação Física: Dança e a Influencia Midiática

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-flat-people-dancing_16977894.htm#query=dan%C3%A7a&position=0&from_view=search&track=sph

Dança e a Influência Midiática

A dança é uma prática corporal caracterizada por movimentos ritmados e organizados em passos, evoluções e/ou coreografias. Podendo ser praticada de forma individual, em grupo e/ou em pares.

Ela se diferencia das outras práticas corporais, principalmente, por ser uma forma de linguagem não verbal que expressa através dos movimentos ideias, sentimentos e até histórias.

Surgiram ainda na pré-história e evoluíram ao longo dos séculos conforme as características e os valores de cada sociedade. Assim, existe uma grande diversidade de estilos, ritmos e movimentos de dança.

Muitas danças praticadas no Brasil têm raízes nas culturas africanas e indígenas, mas muitas outras tiveram origem em culturas bem distantes e diferentes da nossa.

Assim como outras práticas corporais, a dança também sofre influência das transformações que ocorrem na sociedade. Uma das principais características da nossa sociedade atualmente é o avanço da tecnologia e a influência midiática sobre o nosso modo de vida.

A mídia também influencia a dança de diversas formas, com destaque para a esportivização e a produção de conteúdos nas redes sociais.

Apesar de ser uma prática expressiva, livre e lúdica, a dança é apresentada na mídia, na maioria das vezes, com características do esporte, ou seja, como uma prática competitiva, com regras oficiais, movimentos técnicos e com o objetivo de alcançar a vitória ou o prêmio oferecido.

Por outro lado, nas redes sociais a dança se transformou em mercadoria, em conteúdos monetizados que atraem o interesse de milhares de pessoas.

A esportivização da dança e a mercantilização dela nas redes sociais empobrece a prática corporal, retirando dela suas principais características que são a expressividade e a ludicidade.

Questão 1

As danças são práticas corporais caracterizadas por

(A) movimentos ritmados e competitivos e com coreografias.

(B) movimentos fora do ritmo e organizados em passos e coreografias.

(C) movimentos independentes do ritmo e competitivos.

(D) movimentos ritmados e organizados em passos, evoluções e coreografias.

Questão 2

As danças se diferenciam das outras práticas corporais, principalmente, por

(A) ser uma prática competitiva e com regras oficiais.

(B) ser uma prática voltada para o condicionamento físico.

(C) ser uma forma de linguagem não verbal.

(D) ser uma prática descontextualizada.

Questão 3

O que é a esportivização da dança promovida pela mídia e redes sociais?

Questão 4

O que é a mercantilização da dança promovida pelas redes sociais?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre os conflitos de geração na Eja e como a dança pode ajudar a superar essa problemática:

Dança e o Conflito de Gerações na Eja

Canal Educação Física com professor Luciano – Dança e o Conflito de Gerações na Eja. Disponível em: https://youtu.be/9jtOwTHPTXU
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0625) Problematizar a influência midiática nas manifestações artísticas e nas danças e como estas refletem significados diferentes na sociedade.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022