You are currently viewing Educação Física: Corrida de Orientação

Educação Física: Corrida de Orientação

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Corrida de Orientação

As práticas corporais de aventura são atividades físicas que exigem habilidade e perícia para realizar a proeza de superar os obstáculos e desafios que podem ser encontrados no meio ambiente urbano ou na natureza, a fim de sentirem a vertigem que a atividade proporciona, mas com o máximo controle dos riscos.

A corrida de orientação é uma prática de aventura, geralmente praticada na natureza. Consiste em uma corrida onde os competidores precisam passar em postos de controle onde, na maioria das vezes, existem desafios que precisam ser superados para que o corredor possa avançar para o próximo posto.

Para encontrar os postos de controle, os competidores precisam se orientar através de uma bússola e de mapas.

Esse tipo de atividade surgiu por volta de 1850, como forma de preparação para a guerra, mas atualmente é mais praticado como forma de lazer ou competição.

Como atividade física a corrida de orientação exige um bom preparo físico para percorrer a distância entre os postos de controle e carregar diversos equipamentos. Muitos desafios propostos nos postos de controle também podem exigir diferentes habilidades motoras, como coordenação, agilidade e força.

Sendo assim, a prática de corrida de orientação pode trazer todos os benefícios à saúde que outras formas de corrida trazem, ou seja, melhora nosso sistema cardiorrespiratório, regula nosso metabolismo, a produção de hormônios e neurotransmissores, melhora a circulação sanguínea e regula a pressão arterial etc.

Com o diferencial de ser praticado em um meio ambiente natural, proporcionando uma maior integração com a natureza, o que pode trazer a sensação de bem estar e contemplação.

Na verdade, a ligação da corrida de orientação com a natureza não é apenas de contemplação, mas principalmente de luta pela integração do ser humano com a natureza e preservação do meio ambiente, pois a continuidade e existência dessa prática depende da preservação do meio ambiente.

Na escola, podemos adaptar e promover diferentes formas de corrida de orientação, com desafios que exigem habilidades motoras ou conhecimentos de outras disciplinas, proporcionando o envolvimento de todos na atividade.

Questão 1

A corrida de orientação é uma prática de aventura praticada geralmente na natureza e consiste em uma corrida onde os competidores precisam

(A) correr em uma pista pré-definida, o mais rápido possível e sem paradas até a linha de chegada.

(B) usar mapas e bússolas para encontrar os postos de controle e resolver os desafios.

(C) revezar de competidor a cada 400 metros, até percorrer todos os postos em uma pista coberta.

(D) correr em uma pista de atletismo, usando uma bússola ao mesmo tempo em que precisar resolver charadas.

Questão 2

Para praticar a corrida de orientação na escola precisamos

(A) propor um percurso com obstáculos perigosos e sem segurança.

(B) exigir a melhor performance e o máximo de esforço dos estudantes.

(C) estabelecer prêmios para os vencedores.

(D) adaptar as atividades conforme as características de cada escola.

Questão 3

Quais benefícios a prática de corrida de orientação pode trazer para nossa saúde?

Questão 4

Por que a preservação do meio ambiente é importante para a continuidade e existência das corridas de orientação?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0437) Experimentar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza)
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022