You are currently viewing Educação Física: COOPERAR E COMPETIR ATRAVÉS DOS JOGOS

Educação Física: COOPERAR E COMPETIR ATRAVÉS DOS JOGOS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física  – para 2ª Série Eja – foi veiculada na TV no dia 29/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OS JOGOS FAZEM PARTE DA CULTURA HUMANA E ESTÁ PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE HÁ MUITOS ANOS. DESEMPENHA VÁRIAS FUNÇÕES COMO SOCIALIZAÇÃO E DIVERTIRMENTO. DENTRE SUAS POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIA, HÁ A FORMA COMPETITIVA E A COOPERATIVA. NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS CONHECER MAIS SOBRE ESSES JOGOS, SUAS ORIGENS E FINALIDADES. VAMOS LÁ?

Fonte: pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA:  COOPERAR E COMPETIR ATRAVÉS DOS JOGOS

Eaja – Educação Física – 2ª Série – Aula1 – Cooperar e Competir Através dos Jogos

NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE JOGOS COM CARACTERÍSTICAS COOPERATIVAS E COMPETITIVAS.

ENTENDEMOS QUE OS JOGOS FAZEM PARTE DA CULTURA HUMANA E AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A INTERAÇÃO SOCIAL EM MOMENTOS DE LAZER QUE AUMENTAM OS NÍVEIS DE SAÚDE DE SEUS PARTICIPANTES.

ATIVIDADE 1

OS JOGOS PODEM SER PRATICADOS COM VIÉS COOPERATIVO OU COMPETITIVO. VOCÊ COMPREENDEU A DIFERENÇA DESSAS DUAS MANEIRAS DE JOGAR? VEJA O QUADRO ABAIXO E ANALISE ESSAS DIFERENÇAS:

ATIVIDADE 2

CONSEGUIU COMPREENDER AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E  DIFERENÇAS DOS JOGOS DE CARÁTER COOPERATIVO E COMPETITIVO? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E TENTE REALIZAR ESSE JOGO COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA. DIVIRTAM-SE!

Jogo cooperativo com copos – Canal: Ricardo Bezerra – Disponível em: Jogo cooperativo com copos – YouTube

ATIVIDADE 3

GOSTOU DA EXPERIÊNCIA DE VIVENCIAR UM JOGO COOPERATIVO? FOI DIVERTIDO? PENSARAM E CONSTRUÍRAM JUNTOS MOMENTOS PARA JOGAREM? VIVENCIAR MOMENTOS ASSIM, FORTALECEM APRENDIZAGENS E OPORTUNIZAM MOMENTOS DE LAZER E DESCONTRAÇÃO, QUE SÃO IMPORTANTES EM QUALQUER FASE DA VIDA. LEIA A TIRINHA ABAIXO E ANALISE O QUE OS PERSONAGENS ACHAM DISSO:

Fonte: Tirinha Calvin, Bill Watterson, apud BROTTO, 1999. Disponível em: Jogos Cooperativos – Texto introdutório | Jogos Cooperativos e Danças Circulares (wordpress.com)

E VOCÊ, QUAL SUA OPINIÃO? EXISTE IDADE PARA DIVERSÃO? REFLITA COM SEUS FAMILIARES.


Referencial BibliográficoHUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5 edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0203) Vivenciar e compreender os jogos cooperativos identificando sua especificidade. 
(EAJAEF0204) Praticar jogos e analisá-los na perspectiva do lazer
(EAJAEF0206) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos jogos.
Língua Portuguesa(EAJALP0178) Apreciar e produzir gêneros textuais que possuem linguagem verbal e não verbal.