You are currently viewing Educação Física: Cooper

Educação Física: Cooper

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Nos anos de 1960 o médico norte-americano Kenneth Cooper publicou seu livro onde esclareceu a importância das práticas aeróbicas de ginástica. Ele também criou um teste para se avaliar o condicionamento físico através da análise da distância percorrida em 12 minutos de corrida que até hoje é muito utilizados nos concursos públicos para militares e policiais.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: https://blog.londrina.pr.gov.br/

Questão 1

O médico norte-americano Kenneth Cooper criou um teste para se avaliar a capacidade cardio respiratória que consiste em:

(a) Avaliar a quantidade máxima de peso levantado.

(b) Avaliar a quantidade de tempo que cada um consegue manter o exercício.

(c) Avaliar a quantidade de exercícios realizados em um treino.

(d) Avaliar a distância percorrida em uma corrida de 12 minutos.

Questão 2

Kenneth Cooper escreveu um livro onde ensinava a importância dos exercícios aeróbicos, que têm como característica:

(a) Serem exercícios de curta duração, que utilizam músculos específicos de cada vez e têm o glicogênio como principal fonte de energia.

(b) Serem exercícios prolongados, que utilizam grandes grupos musculares e têm o oxigênio como principal fonte de energia.

(c) Serem exercícios de curta duração, que utilizam grandes grupos musculares e têm o glicogênio como principal fonte de energia.

(d) Serem exercícios prolongados, que utilizam músculos específicos de cada vez, e não têm uma fonte principal de energia.

Questão 3

De acordo com a tabela do Teste de Cooper abaixo, um homem adulto com 45 anos de idade, que consegue percorrer a distância de 1800 metros em 12 minutos, têm o condicionamento físico:

fonte: https://vitat.com.br/

(a) Péssimo.

(b) Ruim.

(c) Regular.

(d) Ótimo.

Questão 4

Por conta dos estudos realizados pelo médico Kenneth Cooper, fazer caminhada ou corrida ficou popularmente conhecido como realizar um Cooper. Quais os benefícios para a nossa saúde podemos ter com essa prática?

(a) Realizar cooper, ou seja, caminhadas ou corridas não trás nenhum benefício para a nossa saúde.

(b) Através das caminhadas e corridas podemos aumentar nossa força e massa muscular.

(c) Através das caminhadas e corridas popularmente chamadas de cooper, podemos desenvolver, principalmente, nossa capacidade cardio respiratória.

(d) As atividades aeróbicas propostas por Kenneth Cooper trazem os mesmos benefícios das práticas anaeróbicas, sendo assim , tanto faz praticar caminhada ou fazer musculação, o resultado será o mesmo.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-7o-serie-eja/


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o que é Cooper:

Cooper

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/t5D_2nCvj6s

Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0617) Vivenciar e fruir os elementos da ginástica com e sem materiais.
(EAJAEF0621) Dialogar sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica.
(EAJAEF0718) Refletir os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.