You are currently viewing Educação Física: Consumismo, Modismo e Prática Excessiva de Ginástica

Educação Física: Consumismo, Modismo e Prática Excessiva de Ginástica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/tres-caixas-cheias-de-equipamentos-de-esporte-em-fundo-branco_7032085.htm

Consumismo, Modismo e Prática Excessiva de Ginástica

A ginástica é uma prática corporal diversificada e bastante estimulada em nossa sociedade. E, assim como outras práticas corporais, ela também sofre influência e reflete os valores sociais atuais. Um bom exemplo disso pode ser observado quando buscamos analisar questões como o consumismo e o modismo no contexto da ginástica.

É muito comum observar nas academias de ginástica, por exemplo, a oferta de diferentes formas de ginástica, apresentando com diferentes nomes os mesmos exercícios físicos. São tipos e nomes que vêm e se vão como um modismo que logo passa.

Esse fenômeno nem sempre é culpa ou criação dos donos de academias, mas sim, uma forma de se adaptarem às características marcantes da nossa sociedade, como o consumismo, o imediatismo e o apreço pelo descartável.

Essas características não são naturais ou próprias do seres humanos, elas são manipuladas e estimuladas pelas mídias (tv, internet, revistas etc) e outros mecanismos.

Dessa forma, podemos afirmar que a mídia exerce influência na adoção de práticas corporais, bem como incentiva o consumo de mercadorias relacionadas ao tema ginástica.

Além do modismo e do consumismo, outras características da nossa sociedade, como o imediatismo, incentivam e servem como base para outros comportamentos prejudiciais, como a prática excessiva e o uso de medicamentos.

A prática excessiva de ginástica pode trazer muitos prejuízos à saúde, como lesões nos músculos e articulações, também pode provocar desequilíbrios no metabolismo que com o tempo podem se transformar em problemas de saúde.

Da mesma forma, o uso de medicamentos e outras substâncias para melhorar a performance ou atingir determinado padrão estético também podem trazer inúmeros prejuízos à nossa saúde, que com o tempo podem se transformar em doenças graves.

É importante entender que o corpo possui limites, que é necessário tempo para que os efeitos da ginástica apareçam. E mais, que  não adianta pular de uma moda para outra, e sim, desenvolver um trabalho constante e prolongado para obter bons resultados.

Questão 1

A ginástica é uma prática corporal diversificada e bastante estimulada em nossa sociedade. Ela também sofre influencia e reflete os valores sociais atuais, como o

(A) consumismo, feudalismo e capitalismo.

(B) modismo, comunismo e nepotismo.

(C) imediatismo, conformismo e sedentarismo.

(D) consumismo, modismo e imediatismo.

Questão 2

Podemos afirmar que o consumismo, modismo e o imediatismo são

(A) características natas do ser humano em todas as épocas.

(B) estimulados e manipulados pela mídia e outros mecanismos.

(C) comportamentos que não se aplicam no contexto da ginástica.

(D) naturais e não tem ligação com a sociedade atual.

Questão 3

O que é consumismo e como se aplica no contexto da ginástica?

Questão 4

Quais problemas de saúde podemos ter com a prática excessiva de ginástica?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0619) Refletir sobre a influência da mídia na adoção de práticas corporais e no incentivo ao consumo de mercadorias relacionadas à ginástica
(EJAEF0620) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022