Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Consumismo, Modismo e Prática Excessiva de Ginástica
A ginástica é uma prática corporal diversificada e bastante estimulada em nossa sociedade. E, assim como outras práticas corporais, ela também sofre influência e reflete os valores sociais atuais. Um bom exemplo disso pode ser observado quando buscamos analisar questões como o consumismo e o modismo no contexto da ginástica.
É muito comum observar nas academias de ginástica, por exemplo, a oferta de diferentes formas de ginástica, apresentando com diferentes nomes os mesmos exercícios físicos. São tipos e nomes que vêm e se vão como um modismo que logo passa.
Esse fenômeno nem sempre é culpa ou criação dos donos de academias, mas sim, uma forma de se adaptarem às características marcantes da nossa sociedade, como o consumismo, o imediatismo e o apreço pelo descartável.
Essas características não são naturais ou próprias do seres humanos, elas são manipuladas e estimuladas pelas mídias (tv, internet, revistas etc) e outros mecanismos.
Dessa forma, podemos afirmar que a mídia exerce influência na adoção de práticas corporais, bem como incentiva o consumo de mercadorias relacionadas ao tema ginástica.
Além do modismo e do consumismo, outras características da nossa sociedade, como o imediatismo, incentivam e servem como base para outros comportamentos prejudiciais, como a prática excessiva e o uso de medicamentos.
A prática excessiva de ginástica pode trazer muitos prejuízos à saúde, como lesões nos músculos e articulações, também pode provocar desequilíbrios no metabolismo que com o tempo podem se transformar em problemas de saúde.
Da mesma forma, o uso de medicamentos e outras substâncias para melhorar a performance ou atingir determinado padrão estético também podem trazer inúmeros prejuízos à nossa saúde, que com o tempo podem se transformar em doenças graves.
É importante entender que o corpo possui limites, que é necessário tempo para que os efeitos da ginástica apareçam. E mais, que não adianta pular de uma moda para outra, e sim, desenvolver um trabalho constante e prolongado para obter bons resultados.
Questão 1
A ginástica é uma prática corporal diversificada e bastante estimulada em nossa sociedade. Ela também sofre influencia e reflete os valores sociais atuais, como o
(A) consumismo, feudalismo e capitalismo.
(B) modismo, comunismo e nepotismo.
(C) imediatismo, conformismo e sedentarismo.
(D) consumismo, modismo e imediatismo.
Questão 2
Podemos afirmar que o consumismo, modismo e o imediatismo são
(A) características natas do ser humano em todas as épocas.
(B) estimulados e manipulados pela mídia e outros mecanismos.
(C) comportamentos que não se aplicam no contexto da ginástica.
(D) naturais e não tem ligação com a sociedade atual.
Questão 3
O que é consumismo e como se aplica no contexto da ginástica?
Questão 4
Quais problemas de saúde podemos ter com a prática excessiva de ginástica?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0619) Refletir sobre a influência da mídia na adoção de práticas corporais e no incentivo ao consumo de mercadorias relacionadas à ginástica (EJAEF0620) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |