You are currently viewing Educação Física – Lutas: combate ao estresse

Educação Física – Lutas: combate ao estresse

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As lutas são práticas corporais compostas por combates. Nelas, são empregadas técnicas e estratégias de ataque e defesa pessoal, que visam desequilibrar, atingir ou excluir o outro lutador de um espaço determinado. Elas podem proporcionar vários benefícios para a saúde e qualidade de vida, inclusive, no controle do estresse, que  é considerado um dos maiores males da atualidade.

Vamos responder algumas questões?


QUESTÃO 1

Sobre o tema estresse, assinale a alternativa correta:

a) Pode manifestar-se por uma variedade de razões.

b) Os sintomas não são de fácil percepção, o que dificulta o diagnóstico.

c) Ele é sempre negativo e recebe o nome de eustresse.

d) É preciso aprender a conviver com ele, afinal, reduzir seus níveis é impossível.

QUESTÃO 2

Existem diversos tipos de lutas e dentre os vários benefícios que elas proporcionam, um deles é o combate e controle do estresse.  Você conhece e gosta de lutas? Preencha a tabela abaixo com os nomes das lutas que você conhece, as que já vivenciou e evidencie as que você tem interesse de aprender e/ou revivenciar.

LUTAS QUE CONHEÇO LUTAS QUE JÁ VIVENCIEI

QUESTÃO 3

Leia em voz alta o texto abaixo:

Baseado na sua leitura, responda:

a) Qual é a ideia principal do texto? Pense sobre quem ou o que é a história. A ideia principal é a informação mais importante do texto, é a mensagem central que o autor quer passar.

b) Por que uma pessoa estressada deve exercitar-se?

QUESTÃO 4

Vamos criar um diário? Nele você irá expressar, através de imagens e escrita, como está sendo seus dias, como está se sentindo, suas angústias, necessidades, alegrias, se está praticando exercícios físicos e se esses estão auxiliando na sua qualidade de vida e no controle e combate ao estresse. Posteriormente, haverá uma roda de conversa com seus colegas para ouvi-los e identificar se existe algum tema recorrente no diário que podemos auxiliá-los.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-3a-serie/


SAIBA MAIS

Para saber um pouco a mais sobre lutas, assista o vídeo abaixo:

Canal Jordana Martins. Lutas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fPAGpkE-8N0

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0329) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presentes na luta.
Língua Portuguesa(EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
Lipp, M. E. N., Malagris, L. E. N., & Novais, L. E. (2007). Stress ao longo da vida São Paulo: Editora Ícone.