You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – LUTAS: COMBATE AO ESTRESSE

EDUCAÇÃO FÍSICA – LUTAS: COMBATE AO ESTRESSE

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Newton Castro Resende/PMC. Flickr. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/51644736571/

LUTAS: COMBATE AO ESTRESSE

AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS QUE ENVOLVEM CONFRONTOS ENTRE INDIVÍDUOS. DURANTE ESSAS PRÁTICAS, SÃO UTILIZADAS HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE ATAQUE E DEFESA PESSOAL, COM O OBJETIVO DE DESEQUILIBRAR, ATINGIR OU REMOVER O OPONENTE DE UM ESPAÇO DETERMINADO.

ELAS, QUANDO PRATICADAS COMO EXERCÍCIOS FÍSICOS, OFERECEM UMA SÉRIE DE VANTAGENS PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR, INCLUSIVE NO CONTROLE DO ESTRESSE, UMA QUESTÃO AMPLAMENTE RECONHECIDA COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

O ESTRESSE É UM ESTADO DE TENSÃO FÍSICA E MENTAL CAUSADO POR ESTÍMULOS EXTERNOS OU INTERNOS QUE DEMANDAM UMA ADAPTAÇÃO OU RESPOSTA DO INDIVÍDUO.

QUESTÃO 1

LUTA É UMA PRÁTICA CORPORAL QUE ENVOLVE COMBATE FÍSICO ENTRE DOIS OPONENTES. SÃO EXEMPLOS O

(A) KARATÊ, PILATES, GOLFE.

(B) BOXE, MUAY THAI E AIKIDO.

(C) NATAÇÃO, JUDÔ, TAEKWONDO.

(D) MMA, BOCHA, CAPOEIRA.

QUESTÃO 2

SOBRE O ESTRESSE PODEMOS AFIRMAR QUE ELE

(A) SE MANIFESTA POR UMA VARIEDADE DE RAZÕES.

(B) É UMA DOENÇA ALTAMENTE CONTAGIOSA.

(C) É SEMPRE BENÉFICO PARA O BEM-ESTAR DA PESSOA.

(D) SÓ TRAZ EFEITOS NEGATIVOS PARA A SAÚDE DA PESSOA.

QUESTÃO 3

EXISTEM VÁRIAS MODALIDADES DE LUTAS QUE PROPORCIONAM DIVERSOS BENEFÍCIOS, INCLUINDO O COMBATE E CONTROLE DO ESTRESSE. VOCÊ CONHECE E GOSTA DE LUTAS? PREENCHA A TABELA ABAIXO COM OS NOMES DAS LUTAS QUE VOCÊ CONHECE, AS QUE JÁ VIVENCIOU E EVIDENCIE AS QUE TÊM INTERESSE DE APRENDER E/OU REVIVENCIAR.

LUTAS QUE CONHEÇO LUTAS QUE JÁ VIVENCIEI

QUESTÃO 4

LEIA O TEXTO ABAIXO:

AS LUTAS E OS DEMAIS EXERCÍCIOS FÍSICOS, QUANDO PRATICADOS DE FORMA REGULAR, É UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA COMBATER O ESTRESSE. O ESTRESSE É UMA RESPOSTA NATURAL DO CORPO A SITUAÇÕES DESAFIADORAS E DEMANDAS EXCESSIVAS, E SE NÃO FOR GERENCIADO ADEQUADAMENTE, PODE TER EFEITOS NEGATIVOS NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.
PRATICAR EXERCÍCIOS REGULARMENTE AJUDA A REDUZIR OS NÍVEIS DE ESTRESSE, POIS DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA, O CORPO LIBERA ENDORFINAS, CONHECIDAS COMO "HORMÔNIOS DA FELICIDADE", QUE MELHORAM O HUMOR E DIMINUEM A ANSIEDADE E A TENSÃO. ALÉM DISSO, O EXERCÍCIO FÍSICO TRAZ OUTROS BENEFÍCIOS QUE CONTRIBUEM PARA COMBATER O ESTRESSE, COMO MELHORAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO E ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES ASSOCIADOS AO BEM-ESTAR.

BASEADO NA SUA LEITURA, RESPONDA:

A) QUAL É A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO? PENSE SOBRE QUEM OU O QUE É A HISTÓRIA. A IDEIA PRINCIPAL É A INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO TEXTO, É A MENSAGEM CENTRAL QUE O AUTOR QUER PASSAR.

B) POR QUE UMA PESSOA ESTRESSADA DEVE EXERCITAR-SE?

SAIBA MAIS

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE AS LUTAS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Lutas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fPAGpkE-8N0

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0228) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da luta.
(EJALP0213) Apontar a ideia central do texto.
ReferênciasLipp, M. E. N., Malagris, L. E. N., & Novais, L. E. (2007). Stress ao longo da vida São Paulo: Editora Ícone.
Brasil. (2002). Doenças relacionadas com o trabalho: diagnóstico e condutas: manual de procedimentos para os serviços de saúde Brasília, DF: Ministério da Saúde.
SANTOS, Juliana da Costa; SANTOS, Maria Luiza da Costa. (2005). Descrevendo o estresse. João Pessoa: Revista Principia n.12. Disponível em: 269 (ifpb.edu.br). Acesso 25 de julho de 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Saúde. (2019). Estresse. Disponível em: Estresse – Secretaria da Saúde (saude.go.gov.br). Acesso 25 de julho de 2022.