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Educação Física: Capoeira

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by storyset on Freepik

Capoeira

As lutas são práticas corporais compostas por movimentos de ataque e defesa centradas no corpo do adversário. Muitas delas são praticadas desde a antiguidade e surgiram da necessidade de autodefesa ou como forma de buscar o equilíbrio mental e espiritual.

Além das técnicas e ações para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o adversário de um espaço específico, as lutas também possuem conhecimentos filosóficos que vão se incorporando à vida dos praticantes no seu dia-a-dia.

No Brasil também temos diversos estilos de lutas que foram criados dentro da nossa cultura. São práticas que possuem raízes também nas culturas indígenas e africanas, como por exemplo a luta capoeira.

A capoeira é uma forma de luta que surgiu ainda nas senzalas a partir de outras práticas corporais de diferentes grupos étnicos trazidos à força da África para o Brasil.

É uma forma de luta com base na musicalidade e ginga, primeiro porque essas são características comuns das práticas africanas, mas também porque a luta teve de ser disfarçada em dança para poder se desenvolver sem ser reprimida pelos fazendeiros e donos de escravizados.

E mesmo após o fim da escravidão, já na república, a capoeira tornou-se uma prática proibida de 1890 a 1930 por ser considerada uma prática subversiva e violenta.

Atualmente, a capoeira é considerada um patrimônio histórico cultural do Brasil reconhecida internacionalmente, e possui dois estilos bem diferentes de práticas, a capoeira Regional e a capoeira Angola.

A capoeira Angola, cujo principal representante é o Mestre Pastinha, possui um ritmo mais lento e é bem mais centrada nas tradições, na ancestralidade e na força dos povos africanos.

Já a capoeira Regional, criada pelo Mestre Bimba por volta de 1928, possui um ritmo bem mais acelerado e é mais centrada no combate propriamente dito.

Questão 1

As lutas são práticas corporais

(A) competitivas e com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva.

(B) expressivas e com movimentos organizados em passos e coreografias.

(C) lúdicas e com regras flexíveis.

(D) com movimentos de ataque e defesa centradas no corpo do adversário.

Questão 2

Com relação à capoeira, podemos afirmar que a capoeira

(A) não é uma forma de luta, mas sim, uma forma de dança.

(B) já era praticada nos países africanos, da mesma forma como é praticada atualmente no Brasil.

(C) sempre foi valorizada por toda sociedade brasileira.

(D) é uma forma de luta brasileira, mas com raízes africanas, e que nem sempre foi valorizada por toda sociedade brasileira.

Questão 3

Quais são as principais diferenças entre a capoeira angola e a regional?

Questão 4

Por que a capoeira foi proibida no Brasil no início da república? E como ela é vista hoje?


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a história e sobre os instrumentos usados na capoeira:

Capoeira: a luta que se disfarçou de dança e jogo

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/qua6IwPqBZg
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial.
(EAJAEF0637) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23
Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23