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Educação Física: Capoeira

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

No Brasil, praticamos diversos estilos de lutas. Algumas têm origem em culturas e regiões bem distintas da nossa, enquanto outras foram criadas dentro da nossa cultura, como é o caso da capoeira, que é uma estilo de luta brasileira com raízes africanas.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?


Questão 1

Com relação à capoeira, podemos afirmar que:

(a) A capoeira não é uma forma de luta, mas sim, uma forma de dança

(b) A capoeira já era praticada na África da mesma forma como é praticada atualmente

(c) A capoeira sempre foi valorizada por toda sociedade brasileira

(d) A capoeira é uma forma de luta brasileira, mas com raízes africanas, e que nem sempre foi valorizada por toda sociedade brasileira.

Questão 2

Quais são as principais características da capoeira? Descreva a diferença entre os dois principais estilos da capoeira: angola e a regional.

Questão 3

Pratique as diversas atividades de luta propostas nas suas aulas de Educação Física, valorizando em especial as práticas de capoeira. Assim, podemos conhecer melhor nossa cultura e origens, para então, superarmos diversos preconceitos que ainda existem em nossa sociedade.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-6o-serie-eja/


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a história e sobre os instrumentos usados na capoeira:

Capoeira: a luta que se disfarçou de dança e jogo

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/qua6IwPqBZg

Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial.
(EAJAEF0637) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.