You are currently viewing Educação Física: Briga, Agressão e Lutas

Educação Física: Briga, Agressão e Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem de jcomp no Freepik

Briga, Agressão e Lutas

As lutas são práticas corporais onde aprendemos diferentes técnicas de ataque e defesa pessoal. Elas surgiram, inicialmente, da necessidade de autodefesa, mas também como forma de desenvolvimento físico, moral e espiritual.

São compostas por diferentes tipos de golpes, e também por tradições que vão desde as roupas usadas até conhecimentos filosóficos e morais que servem de base para as condutas dentro e fora dos treinos.

Chamamos de conhecimentos morais aqueles que dizem respeito ao que é certo ou errado, justo ou injusto, daquilo que merece respeito e tem valor na sociedade.

Dessa forma, apesar de serem práticas voltadas para o combate, as lutas promovem uma conduta de não violência, ensinando não apenas os golpes, mas também a potência e perigo de usá-los de forma errada, e mais, desenvolvem o equilíbrio emocional para saber quando usar e, principalmente, saber quando não usar as técnicas de luta.

As brigas são o oposto das lutas. Na briga não existem regras, nem respeito ao adversário. Brigar é uma atitude imoral, ilegal e, principalmente, inútil para se resolver alguma diferença ou conflito de interesses.

Existem muitas formas de agressão, física, emocional, verbal etc. Sendo que em muitos casos a vítima fica em uma situação em que não consegue se defender sozinha, por isso é importante existir uma rede de proteção contra as diversas formas de agressão, como por exemplo, proteção às mulheres, às crianças e aos idosos.

Portanto, briga e agressão não fazem parte das práticas de luta, muito pelo contrário, quem pratica luta não briga, os combates são apenas no tatame e no ring. E o respeito aos adversários e às regras é fundamental para se tornar um lutador de verdade.

Questão 1

As lutas são práticas corporais compostas por diferentes tipos de golpes e também por

(A) tradições e valores morais que enaltecem a violência

(B) treinos que estimulam o desrespeito aos oponentes