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Educação Física: Briga, Agressão e Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As Lutas são práticas corporais compostas por ensinamentos morais e filosóficos que não apenas ensinam as diferentes técnicas de ataque e defesa, mas também como e quando usá-las. Elas são práticas muitos distintas das brigas e das agressões.

Vamos responder algumas questões?

Fonte: revista.bmat.com.br

Questão 1

Podemos afirmar que as lutas, com seus golpes de ataque e defesa, são:

(a) Ações violentas e sem regras

(b) Ações de desrespeito aos adversários

(c) Ações com regras e respeito ao adversário

(d) Ações desnecessárias

Questão 2

Explique quais as diferenças entre briga, agressão e lutas:

Questão 3

Pratique as diversas atividades de lutas propostas por seu professor de Educação Física, quem sabe você não se interessa ou leva jeito para a prática.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-6o-serie-eja/


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre alguns preconceitos existentes no contexto das lutas

Superando Preconceitos nas Lutas

Canal Educação Física com professor Luciano – Superando Preconceitos nas Lutas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kevujaW2SCI

Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0534) Compreender a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional.
(EAJAEF0637) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.