You are currently viewing Educação Física: Breakdance, Locking e popping

Educação Física: Breakdance, Locking e popping

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector_official no Freepik

Breakdance, Locking e Popping

As danças são práticas corporais que expressam ideias, sentimentos e até histórias através dos movimentos do corpo organizados em passos e/ou evoluções de acordo com a marcação de um ritmo.

Elas surgiram ainda na pré-história e evoluíram ao longo de todos esses séculos conforme as características de cada sociedade, existindo assim, uma grande diversidade de danças, como danças tradicionais, urbanas, de salão, danças teatrais e etc.

As danças urbanas são aquelas que se desenvolveram em conjunto com as grandes cidades contemporâneas e refletem o modo de vida, as características e os problemas sociais e econômicos dessas cidades. Essas danças possuem ritmos e movimentos diversificados que podem expressar o desejo por liberdade, a alegria, a sensualidade ou até mesmo serem expressão de protesto.

Entre as diversas danças urbanas o Hip Hop é um dos estilos mais conhecidos e praticados na nossa sociedade. O Hip Hop é na verdade um conjunto de danças, ritmos e outras formas de expressão como o grafite.

Na cultura Hip Hop temos por exemplo, o breakdance, o locking dance e o popping dance, entre outros.

O breakdance é o principal estilo de dança do Hip Hop, tem como características movimentos acrobáticos no solo que envolvem muita força, equilíbrio e agilidade.

O popping é também um estilo muito praticado e fácil de ser reconhecido, pois seus movimentos imitam e passam a ideia de um robô, de um corpo mecanizado.

Já o locking é um estilo diferente, marcado com movimentos rápidos e pausas em poses de força e cheias de atitude e autoconfiança.

Todos esses estilos de dança que fazem parte da cultura Hip Hop surgiram como forma de protesto pelas desigualdades sociais e preconceitos e, por isso, procuram expressar através dos seus movimentos o empoderamento do povo.

Essas diferentes formas de dança são praticadas em festas como forma de diversão e relacionamento, mas a prática mais característica é através das batalhas de dança, onde grupos ou indivíduos disputam quais são os melhores movimentos e evoluções.

Questão 1

A cultura hip hop é composta por

(A) violência, drogas e falta de regras.

(B) danças, violência e abusos.

(C) danças, ritmos musicais e o grafite.

(D) músicas, roupas estilosas e pichações.

Questão 2

As danças praticadas na cultura hip hop

(A) passam uma ideia de aceitação da discriminação.

(B) expressam conformismo com os preconceitos.

(C) passam uma ideia de supremacia racial.

(D) expressam o empoderamento de quem dança.

Questão 3

O que são batalhas de dança dentro da cultura hip hop?

Questão 4

Qual a origem do hip hop e seus diversos estilos de dança?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0527) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças
(EJAEF0528) Experimentar e ampliar a combinação dos diferentes elementos da dança
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022