You are currently viewing Educação Física – Boxe: mulheres na luta

Educação Física – Boxe: mulheres na luta

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

boxe  é uma  luta, um esporte de combate muito praticado em todo o mundo. E, apesar da modalidade ser muito popular há anos entre os homens, ainda existe um preconceito muito grande com mulheres que lutam.

Vamos responder algumas questões?


QUESTÃO 1

Sobre o boxe, identifique a alternativa incorreta:

a) O boxe também é conhecido como pugilismo, que significa bater com os punhos.

b) O boxe pode ser usado tanto no desporto olímpico como no boxe profissional. O boxe profissional utiliza as regras de boxe amador.

c) Os golpes mais comuns no boxe são o jab, cruzado, direto e o gancho.

d) Os movimentos permitidos no boxe são os golpes baixos, aplicados abaixo da cintura.

QUESTÃO 2

Leia o texto abaixo:

Agora responda:

a) Você concorda com a afirmação que o texto faz? Justifique.

b) Você acredita que as funções sociais de homens e mulheres, nas diversas atividades desenvolvidas na sociedade, devem ser distintas? Por quê?

QUESTÃO 3

Mesmo o boxe sendo um esporte, ele pode ser praticado sem caráter competitivo, a favor da saúde e da qualidade de vida, e não só em busca de performance. Um bom exemplo é um treino intervalado com os fundamentos específicos da luta. Para iniciar esse tipo de prática, pode-se fazer um aquecimento de 5 minutos. A parte principal da aula pode ser feita em 5 rounds de 2 minutos cada, com um intervalo de 30 segundos entre eles. Para finalizar, uma volta à calma com uma duração de 5 minutos. Esse é um tipo de treinamento curto, eficiente e que derruba uma das maiores justificativas para uma vida sedentária: a falta de tempo. Pense em um horário que você tem para vivenciar essa proposta, preencha toda a tabela abaixo e identifique em quanto tempo você treinou. Tenho certeza que perceberá que o tempo não é desculpa para a inatividade física!


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-3a-serie/


SAIBA MAIS

Para conhecer alguns nomes do boxe brasileiro feminino, assista o vídeo abaixo:

Canal Jordana Martins. Atletas do boxe feminino brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rdaXbAFYZ9M

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0325) Conhecer o conceito, a origem, as normas, objetivos e fundamentos das diferentes lutas.
(EAJAEF0329) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presentes na luta.
Matemática (EAJAMA0226) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo informando os horários de início e término de realização de uma atividade cotidiana e sua duração.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
ALDEMAN, Miriam. Mulheres atletas: re- significações da corporalidade feminina. Revista estudos feministas. Florianópolis, v. 11, n. 02, p, 445-465.
SUPERPROF. Mulheres que se destacaram nos esportes de combate. 2019. Disponível em:
https://www.superprof.com.br/blog/mulheres-que-se-destacaram-nos-esportes-de-combate?. Acesso em 15 de agosto de 2022.