ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
BOXE: MULHERES NA LUTA
O BOXE, TAMBÉM CONHECIDO COMO PUGILISMO, É UM ESPORTE DE COMBATE MUITO PRATICADO EM TODO MUNDO, CUJO NOME DERIVA DA EXPRESSÃO “BATER COM OS PUNHOS”. ESTE ESPORTE É DIVIDIDO EM DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS: O BOXE OLÍMPICO E O BOXE PROFISSIONAL.
OS MOVIMENTOS BÁSICOS DA MODALIDADE ABRANGEM TANTO OS DE ATAQUE QUANTO OS DE DEFESA. OS MOVIMENTOS DE ATAQUE INCLUEM OS SOCOS, ENQUANTO OS MOVIMENTOS DE DEFESA ENVOLVEM O CLINCH, GUARDA, BLOQUEIO E ESQUIVA. ALGUNS MOVIMENTOS SÃO PROIBIDOS, COMO GOLPES SEM USO DAS MÃOS, ABAIXO DA CINTURA, NAS COSTAS E EM REGIÕES VITAIS OU PREJUDICIAIS. ESTAS PROIBIÇÕES VISAM GARANTIR A SEGURANÇA DOS COMPETIDORES DURANTE AS LUTAS.
O BOXE PODE SER PRATICADO POR TODOS. PORÉM, AO LONGO DOS ANOS, ELE TEM SIDO PREDOMINANTEMENTE ASSOCIADO AOS HOMENS, CRIANDO UM ESTIGMA EM RELAÇÃO ÀS MULHERES QUE OPTAM POR PRATICÁ-LO. NO ENTANTO, AS MULHERES TÊM CONQUISTADO SEU ESPAÇO NESTE ESPORTE, DEMONSTRANDO QUE SÃO IGUALMENTE CAPAZES DE COMPETIR E SE DESTACAR NO RINGUE. MUITAS ATLETAS TÊM ALCANÇADO SUCESSO E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS E ABRINDO CAMINHO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO NA MODALIDADE.
A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO BOXE COMEÇOU POR VOLTA DE 1880, NA SUÍÇA. INICIALMENTE, ESSAS MULHERES FORAM SUBESTIMADAS E ATÉ MESMO CONSIDERADAS ATRAÇÕES DE CIRCO, ATÉ FINALMENTE CONQUISTAREM A OPORTUNIDADE DE COMPETIR NO ESPORTE, O QUE SÓ OCORREU NA DÉCADA DE 1990.
QUESTÃO 1
O BOXE TAMBÉM É CONHECIDO COMO
( A ) CAPOEIRA.
( B ) SOCAÇÃO.
( C ) PUGILISMO.
( D ) MUAY THAI.
QUESTÃO 2
ALGUNS MOVIMENTOS NÃO SÃO PERMITIDOS NO BOXE, SENDO ELES
( A ) BASE, BLOQUEIO E OVERHAND.
( B ) JEB, DIRETO, CLINCH E GUARDA.
( C ) BLOQUEIO, CRUZADO E GANCHO.
( D ) JOELHADA E GOLPES BAIXOS.
QUESTÃO 3
LEIA TEXTO ABAIXO:
O BOXE É UM ESPORTE COMPETITIVO QUE ENVOLVE CONTATO FÍSICO E É CONHECIDO POR SUA INTENSIDADE E VIGOR. ELE É ASSOCIADO À VIRILIDADE. O BOXE NÃO SE ADEQUA AO PERFIL FEMININO DEVIDO À FRAGILIDADE E DELICADEZA DO CORPO DAS MULHERES.
AGORA RESPONDA:
A) VOCÊ CONCORDA COM A AFIRMAÇÃO QUE O TEXTO FAZ? JUSTIFIQUE
B) VOCÊ ACREDITA QUE AS FUNÇÕES SOCIAIS DE HOMENS E MULHERES, NAS DIVERSAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SOCIEDADE, DEVEM SER DISTINTAS? POR QUÊ?
QUESTÃO 4
MESMO O BOXE SENDO UM ESPORTE, ELE PODE SER PRATICADO SEM CARÁTER COMPETITIVO, A FAVOR DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA, E NÃO SÓ EM BUSCA DE PERFORMANCE. UM BOM EXEMPLO É UM TREINO INTERVALADO COM OS FUNDAMENTOS ESPECÍFICOS DA LUTA. PARA INICIAR ESSE TIPO DE PRÁTICA, PODE-SE FAZER UM AQUECIMENTO DE 5 MINUTOS. A PARTE PRINCIPAL DA AULA PODE SER FEITA EM 5 ROUNDS DE 2 MINUTOS CADA, COM UM INTERVALO DE 30 SEGUNDOS ENTRE ELES. PARA FINALIZAR, UMA VOLTA À CALMA COM UMA DURAÇÃO DE 5 MINUTOS. ESSE É UM TIPO DE TREINAMENTO CURTO, EFICIENTE E QUE DERRUBA UMA DAS MAIORES JUSTIFICATIVAS PARA UMA VIDA SEDENTÁRIA: A FALTA DE TEMPO. PENSE EM UM HORÁRIO QUE VOCÊ TEM PARA VIVENCIAR ESSA PROPOSTA, PREENCHA TODA A TABELA ABAIXO E IDENTIFIQUE EM QUANTO TEMPO VOCÊ TREINOU. TENHO CERTEZA QUE PERCEBERÁ QUE O TEMPO NÃO É DESCULPA PARA A INATIVIDADE FÍSICA!
SAIBA MAIS
PARA CONHECER ALGUNS NOMES DO BOXE BRASILEIRO FEMININO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0229) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presente na luta. (EJAMA0229) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano. |
Referências | ALDEMAN, Miriam. Mulheres atletas: re- significações da corporalidade feminina. Revista estudos feministas. Florianópolis, v. 11, n. 02, p, 445-465. SUPERPROF. Mulheres que se destacaram nos esportes de combate. 2019. Disponível em: https://www.superprof.com.br/blog/mulheres-que-se-destacaram-nos-esportes-de-combate?. Acesso em 15 de agosto de 2022. |