You are currently viewing Educação Física: Bikes e Natureza

Educação Física: Bikes e Natureza

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Meta AI 2024

Bikes e Natureza

Se você gosta de pedalar e contemplar a natureza, então, você vai gostar muito das práticas corporais que vamos conhecer neste texto, pois tratam das práticas corporais de aventura na natureza que utilizam bicicletas para superar os obstáculos encontrados no meio ambiente.

As práticas corporais de aventura na natureza são atividades onde buscamos superar os desafios encontrados no meio ambiente, sendo que na maioria das vezes, os movimentos requerem perícia para serem realizados. Com isso, os aventureiros procuram sentir emoções “radicais” ao realizar cada proeza, mas com o máximo controle dos riscos.

Além da perícia e das emoções “radicais”, as práticas corporais de aventura na natureza também nos remete à contemplação da natureza, das paisagens e de toda a fauna e flora.

Dessa forma, além de muito treinamento técnico para aprender os movimentos mais complexos, os praticantes dessas atividades também “treinam” princípios/atitudes ligados ao respeito e preservação da natureza, pois entendem que sem a natureza a prática que tanto gostam não existirá no futuro.

Mas, nem todas as práticas de aventura na natureza exigem perícia. Muitas práticas, são até bem suaves, voltadas para a contemplação, o que não deixa de ser a aventura e provocar fortes emoções, como é o caso da realização de trilhas com bikes.

Nessa atividade, os obstáculos não precisam ser grandes desafios, especialmente, quando os praticantes são iniciantes e realizam a atividade por lazer ou como forma de turismo.

Já para os que se atraem mais para as atividades com mais energia e obstáculos mais desafiadores, existem variadas atividades que podem ser praticadas, como o mountain bike e o down hill.

No mountain bike, você sobe e desce por um trilha montanhosa. Já o down hill, você apenas desce o mais rápido que conseguir uma trilha morro abaixo.

Questão 1

A principal característica das práticas corporais de aventura e buscar sentir emoções “radicais” ao superar os desafios encontrados em um meio ambiente desafiador, mas 

(A) sem nenhum controle dos riscos.

(B) sem preocupações com acidentes.

(C) com um pouquinho mais de atenção.

(D) com o máximo controle dos riscos.

Questão 2

Além da perícia e das emoções “radicais”, as práticas corporais de aventura na natureza também nos remete

(A) ao desprezo pela natureza.

(B) à antipatia pelo meio ambiente.

(C) à destruição da natureza.

(D) à contemplação da natureza.

Questão 3

Para quem prefere práticas mais leves e sem movimentos radicais, que práticas de aventura utilizando bicicletas podem ser realizadas na natureza?

Questão 4

Já para quem prefere atividades mais radicais e com movimentos mais complexos, que práticas de aventura com bicicleta na natureza você indicaria?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0433) Conhecer e identificar o que são práticas corporais de aventura.
(EJAEF0435) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/DossieCapoeiraWeb.pdf