You are currently viewing Educação Física – Balé e Preconceito

Educação Física – Balé e Preconceito

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

BALÉ E PRECONCEITO

O balé teve sua origem na corte europeia por volta de 1400, período em que apenas homens eram autorizados a atuar como dançarinos, sendo esses indivíduos amplamente respeitados e admirados.

Entretanto, nos tempos atuais, a situação sofreu uma mudança significativa. As mulheres começaram a conquistar seu espaço no mundo do balé, e essa forma de arte não é mais restrita aos homens. Porém, os homens que ainda optam por praticar balé, muitas vezes enfrentam desafios devido à não conformidade com as expectativas impostas pela sociedade. Eles frequentemente enfrentam discriminação, machismo e preconceito, uma vez que o balé é atualmente percebido como uma forma de expressão suave e delicada. Isso entra em contraste com o ideal tradicional de masculinidade, com características de agressividade e falta de expressão emocional.

No entanto, esses obstáculos não impediram homens talentosos de perseguir sua paixão pelo balé. Muitos são aclamados internacionalmente por sua habilidade técnica e paixão pela dança. Eles quebraram e ainda quebram barreiras de gênero e demonstram que a dança é uma forma de arte que pode ser apreciada e praticada por qualquer pessoa, independentemente do gênero.

QUESTÃO 1

Sobre a prática do balé, podemos afirmar que é

( A ) exclusiva para homens.

( B ) somente para mulheres.

( C ) para todos que desejarem.

( D ) restrita a adolescentes.

QUESTÃO 2

Alguns homens que praticam balé geralmente enfrentam preconceito por

( A ) não serem muito habilidosos e talentosos.

( B ) confrontarem estereótipos de masculinidade.

( C ) não serem suficientemente fortes.

( D ) não conseguirem usar sapatilhas.

QUESTÃO 3

Você concorda que o balé, assim como outras formas de dança, é uma arte universal que não está relacionada ao gênero, à sexualidade, à etnia ou à nacionalidade? Justifique.

QUESTÃO 4

Realize uma pesquisa sobre a carreira de um bailarino de destaque e resuma as informações encontradas. Em seguida, compartilhe esses detalhes com seus colegas em uma discussão sobre a inclusão de homens na dança, com o tema “Homens também dançam”.

QUESTÃO 5

Manter hábitos de higiene pessoal é fundamental para a saúde e, no caso dos bailarinos, também influencia sua performance. Reflita sobre seus próprios hábitos diários de higiene, especialmente aqueles relacionados à prática de exercícios físicos. Identifique se algum desses hábitos melhora sua performance e explique como isso acontece.

Para saber uma curiosidade sobre o balé, assista o vídeo abaixo:

Canal Lélis Filho “Bailarinos e sapatilha de ponta”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fPEHqJwt-VU>. Acesso em: 26 abr 2022.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0324) Refletir acerca de modismos e padronizações histórico-culturais na dança, que impactam as relações de gênero e os preconceitos. (EJACI0308) Sugerir maneiras apropriadas de higiene, saneamento básico e vacinação na prevenção de doenças causadas por microrganismos.
Referências NA PONTA DOS PÉS. Homem usa sapatilha de ponta? Disponível em: < Homem usa sapatilha de ponta? | Na Ponta do PÉ (napontadope.com) >. Acessado em 05 de maio de 2022.
SÓ DANÇA. Ballet para homens: conheça a trajetória de um bailarino de sucesso. Disponível em: < Ballet para homens: conheça a trajetória de um bailarino de sucesso (sodanca.com.br) >. Acessado em 05 de maio de 2022.
PAIXÃO PELA DANÇA. Precisamos conversar sobre o ballet masculino. Disponível em: < Precisamos conversar sobre o Ballet masculino – Paixão pela Dança – Blog da Evidence Ballet (paixaopeladanca.com.br)>. Acessado em 05 de maio de 2022.