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Educação Física: Badminton

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Badminton

Os esportes são práticas corporais que surgiram na Inglaterra no fim da Idade Moderna, por volta de 1800. Surgiram, principalmente, por causa das transformações sociais e econômicas provocadas pela revolução industrial, e também com forte influência da revolução francesa.

Para ser considerado um esporte, é preciso ser uma prática corporal competitiva, com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, os movimentos desenvolvidos na prática devem ser técnicos, e as ações táticas.

Existem centenas de esportes diferentes, muitos deles são praticados no Brasil. Alguns são bem populares como o futebol, o voleibol e o basquetebol, enquanto outros não são tão conhecidos, como é o caso do badminton.

O badminton é um jogo originalmente praticado na Índia, mas se transformou em esporte quando foi levado da Ásia para a Inglaterra por volta de 1870. Lá a prática passou por algumas adaptações e em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF) com nove países membros.

Desde então, a prática vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, e em 1992 o badminton estreou nas olimpíadas de Barcelona.

As partidas de badminton lembram uma partida de tênis, pois os atletas utilizam raquetes e a quadra é dividida por uma rede. Mas, ao invés de rebater uma bolinha, no badminton os atletas rebatem uma espécie de peteca sobre a rede.

As regras do jogo são simples, o jogo começa com o saque de um dos atletas (da direita para a esquerda). A cada ponto do jogador que saca, ele deve trocar de lado (sacando da direita para a esquerda, depois da esquerda para direita e assim sucessivamente).

O jogo é dividido em 3 games (sets) de 21 pontos, e vence quem ganhar 2 games. Se houver empate em 20 a 20, vale a regra dos 2 pontos de vantagem para encerrar o game, até o limite de 30 pontos.

Além de uma prática competitiva, o badminton também pode ser uma prática de lazer e voltada para o condicionamento físico e bem estar dos seus praticantes.

Na escola, a prática de badminton pode ser uma boa opção para se conhecer um esporte novo, pois pode ser facilmente adaptado para atender às necessidades dos estudantes.

Questão 1

Podemos descrever o badminton como um

(A) jogo medieval sem regras oficiais e sem competição.

(B) esporte competitivo e com regras oficiais.

(C) esporte praticado somente como forma de lazer.

(D) jogo competitivo mas sem uma federação esportiva.

Questão 2

Durante uma partida de badminton os atletas devem

(A) rebater uma bolinha com a raquete por cima da rede.

(B) rebater uma bola com as mãos por cima da rede.

(C) rebater uma peteca com uma raquete por cima da rede.

(D) rebater uma peteca com as mãos por cima da rede.

Questão 3

Antes de se tornar um esporte, o badminton já era praticado (com outro nome) na Índia como um jogo. Para se tornar um esporte oficial, que características devem ter uma prática corporal?

Questão 4

Por que o badminton pode ser uma boa opção de prática esportiva na escola?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0509) Vivenciar diferentes modalidades esportivas
(EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23
Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23