You are currently viewing Educação Física: Alongamento

Educação Física: Alongamento

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: freepik

Alongamento

O alongamento é uma forma de ginástica realizada através de exercícios de extensão muscular e controle da respiração. É essencial para a manutenção da nossa autonomia, assim como para reduzir lesões e dores musculares.

Existe uma grande variedade de exercícios de alongamento, e até mesmo vários métodos de alongamento, como: alongamento passivo, alongamento ativo, em duplas, com auxílio de materiais ou equipamentos etc.

Os exercícios devem ser realizados mantendo-se a posição, ou seja, alongando-se por 10 a 15 segundos, voltando a posição de relaxamento devagar. Além do controle do movimento, deve haver também o controle da respiração. Nossa respiração é composta dos movimentos inspiração e expiração. Além de inspirar e expirar, também podemos prender o fôlego travando voluntariamente a respiração.

Durante o Alongamento, tente expirar enquanto força e extensão do músculo e inspirar quando retorna à posição de repouso.

Mas, atenção! Muitas pessoas confundem alongamento com aquecimento.

O aquecimento tem como objetivo preparar o corpo para o exercícios mais intenso, enquanto o alongamento tem como objetivo relaxar os músculos após um exercício mais intenso.

Os exercícios de alongamento aumentam a flexibilidade dos músculos e a amplitude dos movimentos, o que é muito importante porque à medida que envelhecemos vamos perdendo a amplitude dos movimentos.

O mundo do trabalho traz muitas situações de estresse e fadiga muscular, além de problemas posturais. Com isso é comum encontrar trabalhadores que sentem dores nas costas, entre outras.

A indústria farmacológica oferece todo tipo de medicamento para essas dores, o que pode custar um bom dinheiro ao final do mês.

Já o alongamento também pode nos proporcionar o relaxamento muscular, aliviando dores e corrigindo a postura de forma bem mais duradoura e eficiente do que os medicamentos, e sem os efeitos nocivos e colaterais para o meio ambiente e para nossa saúde.

Questão 1

O alongamento é uma forma de ginástica que tem como objetivo

(A) Aumentar a força e a massa muscular.

(B) Melhorar a resistência e a coordenação motora.

(C) Não existe um objetivo específico para o alongamento.

(D) Melhorar a flexibilidade, manter a amplitude dos movimentos, reduzir as tensões musculares, corrigir a postura e evitar lesões.

Questão 2

Marque a alternativa que apresenta apenas formas de ginástica que tm o alongamento como principal habilidade motora trabalhada:

(A) Musculação, yoga, pilates.

(B) Pilates, crossfit, cooper.

C) Pilates e Yoga.

(D) Musculação, crossfit, cooper.

Questão 3

Quais as diferenças entre os exercícios de alongamento e os exercícios de aquecimento?

Questão 4

Qual a importância da prática de diferentes formas de alongamento?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o alongamento e como alongar-se é muito melhor que se medicar para acabar com dores musculares.

Para as Dores Musculares: alongamento ou medicamento?

Canal: Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/LZ8SDheq6JI
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0414) Praticar e valorizar as diferentes modalidades da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
Integração com Ciências:
(EAJACI0509) Relacionar a produção de medicamentos e de diversos materiais de uso cotidiano com seus os impactos socioambientais.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022