You are currently viewing Educação Física: Acesso à Prática de Ginástica

Educação Física: Acesso à Prática de Ginástica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-exercicios-de-alongamento_24487813.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=ff0b2215-3695-4832-94cf-5178d02e7586

Acesso à Prática de Ginástica

No Brasil, temos um quadro social marcado por desigualdades e exclusões, que se refletem em diferentes aspectos da nossa vida cotidiana, inclusive, nos cuidados com o corpo e acesso a diversos bens e serviços relacionados à saúde, como por exemplo a prática de ginástica.

Quem pode pagar tem acesso a diversas formas de ginástica, como pilates, yoga, crossfit, entre outras. E assim, usufruem de todos os benefícios dessas práticas, tendo assim mais qualidade de vida.

Mas, grande parte da população não tem acesso a esses tipos de ginásticas e sequer sabem que existem. Muitas vezes são trabalhadores com perfil indicado para essas práticas, pessoas que necessitam dos benefícios que a ginástica pilates ou o crossfit podem proporcionar, mas não têm acesso a elas.

Para além de garantir a gratuidade de serviços públicos aos que não têm condições de pagar, é necessário investimento em educação, para se conhecer o próprio corpo e os princípios científicos da nossa fisiologia e da nutrição, por exemplo. Assim como, é necessário a valorização e qualificação do trabalhador, para que todos possam ter acesso aos benefícios proporcionados por essas práticas.

O acesso e a prática de ginástica não é apenas uma escolha individual. Em uma sociedade marcada pela desigualdade como a nossa, o acesso é esse tipo de prática depende do desenvolvimento de políticas públicas, como implantação de praças com equipamentos de ginástica adequados para todas as idades; pistas de caminhada, corrida e ciclovias; apoio das secretarias de saúde e esportes com profissionais para orientar a população; entre muitas outras políticas que poderiam ser implantadas.

A prática de ginástica é também uma questão econômica. Mesmo uma academia simples de bairro pode ser um grande sacrifício financeiro em uma família de baixa renda e com muitos membros. Em casos mais extremos, até mesmo a prática em praças públicas é complicada, tanto pelas condições para comprar calçados ou roupas adequadas, quanto até mesmo pelas condições do bairro, muitas vezes descuidado pelo poder público.

Questão 1

O acesso à prática de ginástica é uma questão

(A) individual apenas

(B) que também envolve políticas públicas e condições econômicas