You are currently viewing Educação Física: 5 Características do Esporte

Educação Física: 5 Características do Esporte

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

5 Características do Esporte

As práticas corporais são um conjunto de práticas que abrangem diferentes tipos de exercícios e atividades físicas que realizamos através dos movimentos do corpo com a intenção de nos divertir, cuidar da saúde, melhorar o condicionamento físico, explorar as possibilidades acrobáticas e os limites do corpo, para autodefesa e ou até mesmo como forma de competir.

Existem 6 tipos de práticas corporais, que são: (1) Jogos e brincadeiras; (2) Danças; (3) Ginásticas; (4) Lutas; (5) Práticas de Aventura e (6) os Esportes. Cada uma dessas práticas corporais possuem características próprias que as diferenciam umas das outras.

Assim, podemos definir os esportes como práticas corporais com 5 características principais:

a) Os esportes são práticas corporais modernas: ou seja, os primeiros esportes surgiram ao final da Idade Moderna, por volta do ano de 1800. Em outras épocas, as pessoas praticavam outras práticas corporais como lutas, danças e jogos, mas não esportes.

b) Os esportes são práticas corporais competitivas: essa é uma das principais características do esporte, pois não existem esportes que não sejam no formato de competição. Para atingir as melhores posições nas competições, as equipes esportivas selecionam os melhores atletas, excluindo todos os outros praticantes que não possuem os requisitos mais desejados em cada modalidade. Por isso, o esporte na sua prática oficial é também uma prática excludente e seletiva.

c) Os esportes são práticas corporais com regras oficiais: em qualquer lugar do mundo as regras de determinado esporte são sempre as mesmas. Essas regras oficiais são elaboradas por uma federação esportiva, que por sua vez também registra os atletas, equipes e organiza as competições.

d) Nos esportes os movimentos são técnicos: em uma partida de voleibol, por exemplo, não adianta bater na bola de qualquer jeito e mandá-la para o campo adversário. O movimento só será aceito se for executado conforme a técnica correta do toque, manchete ou cortada.

e) Nos esportes as ações são táticas: os atletas não correm aleatoriamente pelo campo atrás da bola, pelo contrário, eles treinam posições táticas, jogadas ensaiadas e estratégias de jogo.

Questão 1

Os esportes são práticas corporais que surgiram

(A) na Idade Média.

(B) na Antiguidade.

(C) na Pré-história.

(D) no fim da Idade Moderna.

Questão 2

A principal característica dos esportes é que eles são práticas

(A) cooperativas.

(B) inclusivas.

(C) lúdicas.

(D) competitivas.

Questão 3

Quais são as 5 características que determinam se uma prática corporal é ou não um esporte?

Questão 4

Muitos praticam o esporte como forma de lazer ou como forma de cuidar da saúde, é a chamada prática não oficial do esporte. Nesse sentido os esportes podem ser considerados uma prática corporal inclusiva e para todos. Mas, por outro lado, a prática oficial esportiva é considerada uma prática seletiva e excludente, por quê?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0408) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022