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Matemática – É no débito ou no crédito?

Você já observou que hoje em dia o cartão vem cada vez mais substituindo o dinheiro de papel? O cartão tem sido até mesmo chamado de “dinheiro de plástico”. Mas você sabe usar bem o cartão? Nesta atividade, vamos conhecer um pouco sobre os termos crédito, débito e também vamos aprender como melhor usar o cartão no débito ou no crédito além de conhecer os perigos que o cartão de crédito pode oferecer nos estimulando ao consumo de forma impulsiva. Vamos lá?


Atividade 1

Certamente você tem ouvido muito os termos crédito, débito, juros e outros não é mesmo? Mas você sabe o que cada um desses termos significa? Vamos tentar descobrir? Pegue um dicionário, procure o significado destes termos e anote em seu caderno.


Atividade 2

Hoje em dia, quase todo mundo possui um cartão, seja de crédito ou de débito ou os dois em um. Dizemos que um cartão de crédito é uma ferramenta do tipo “compre já, pague depois” e um cartão de débito é uma ferramenta do tipo “compre já, pague já”. …
Quando você usa um cartão de débito, o dinheiro é subtraído da sua conta imediatamente. Por outro lado, um cartão de crédito é um empréstimo garantido que uma instituição financeira dá a você.
Uma pergunta que você já deve ter ouvido: “é no débito ou no crédito?”
Você sabe qual a melhor forma de decidir isso na hora de pagar a conta? Especialistas em economia, recomendam que devemos considerar pagar no débito os gastos menores e no crédito os gastos maiores. Mas deve se ter cuidado no uso do cartão, em especial o cartão de crédito.

Para entender melhor assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rLRkvvXehFc

“DÉBITO ou CRÉDITO: qual a melhor forma de pagamento? | Direto ao Ponto” – Canal: Nubank
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rLRkvvXehFc

Atividade 3

Para quem possui uma vida financeira estável e autocontrole na horas das compras, o cartão de crédito pode ser uma boa pedida na hora de pagar. Mas, por outro lado, ele também pode incentivar as compras por impulso. Muitas vezes, as pessoas o usam como uma espécie de cartão mágico, esquecendo que há um contrato envolvido e que elas terão que ressarcir a instituição bancária pelo valor gasto. É daí que ocorre a compra por impulso, sem avaliar se o preço cabe no nosso bolso, sem pesquisar outras opções e sem pensar se vale a pena esperar um pouco, só porque temos a opção de “pagar depois. Cuidado! Muitas vezes é ai que está o perigo do endividamento.

Veja agora como o comércio se utiliza dessas nossas “fragilidades” e comportamentos de consumo. Assista ao vídeo Duas Vezes Judite da série “Eu e meu dinheiro” do programa de Educação Financeira do Banco Central. Convide um familiar para assistir com você
https://www.youtube.com/watch?v=k6O554uP2Kc&list=PLhqfgkxuHXh7DCFzdNt3htR_0nJr8QAlj&index=3

“Duas vezes Judite – Série “Eu e meu dinheiro” – Canal: Banco Central do Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=k6O554uP2Kc&list=PLhqfgkxuHXh7DCFzdNt3htR_0nJr8QAlj&index=3

Atividade 4

Ao assistir esse vídeo, você viu como devemos ter cuidado para não cair na “cilada” do crédito fácil?
Reflita e dialogue com sua família sobre alguns pontos referentes ao vídeo:

a) Por que produtos são oferecidos com o preço de X,99?
b) Por que o apresentador diz que o preço de um produto é 1,99 por dia, em vez de dizer o valor da prestação mensal?
c) A oferta do personal trainer gratuito na TV interativa estimulou Judite a comprar algo? Você acha que ela usaria esse serviço que adquiriu “de graça”?
d) Você já comprou algo porque a promoção especial estava para acabar?
e) Você faz pesquisa de preços antes de comprar? E compara o valor do preço à vista com o valor total das parcelas?
f) O cartão de crédito leva você a gastar mais?


Atividade 5

A cartilha do Banco Central do Brasil – Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais, disponível em:
https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf traz, na página 34, algumas dicas para que o consumidor esteja atento ao uso do cartão de
crédito. Leia-as:

✔ Dê atenção aos juros. Eles não são o mocinho e também não são o vilão. São um fenômeno natural, que existe nas
relações de troca intertemporal. Lembre-se de que eles podem estar contra ou a favor de suas finanças, a depender de como você lida com eles.
✔ O crédito possui vantagens e desvantagens. Seu uso pode trazer grandes benefícios, bem como grandes males. Utilize-o com sabedoria.
✔ Não perca o controle de suas contas. Cuidado com o endividamento. Você já conhece de onde ele surge. Procure “não dar passos maiores que as pernas” e não se esqueça de ter uma reserva financeira para as despesas eventuais e para imprevistos, que, querendo ou não, acontecem.
✔ Se já estiver excessivamente endividado, não fique parado. Quanto mais tempo parado, pior a dívida irá ficar, devido a diversos fatores como juros e multas.


Atividade 6

Agora registre no seu caderno, o que você aprendeu nesta atividade que te ajudará a melhor consumir e pagar suas contas.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0331) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento compreendendo os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens.
(EAJAMA0332) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens.
(EAJAMA0521) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 5ª série