You are currently viewing Divisão com Números Naturais

Divisão com Números Naturais

Nesta atividade temos alguns exemplos de situações envolvendo as operações de divisão com números naturais. Temos exemplos de divisão exata com um e dois números (divisor) na chave. Temos a diferença entre utilizar o método longo e o método rápido para a resolução da conta de divisão. Podemos utilizar o cálculo mental para facilitar a resolução da divisão, assim como, a tentativa de erro e acerto e a operação inversa para encontrar o valor do quociente que será o resultado da divisão. Temos também um exemplo de divisão com resto e a diferença em dividir um número por zero que é uma situação impossível e dividir o zero por um número qualquer onde o resultado será sempre zero.


Atividade 1

Clique no link a seguir e assista o vídeo:

“Divisão com Números Naturais – Vivendo a Matemática com a Professora Angela” – Canal: Professora Angela Matemática –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=oKsGzKfF9bg&feature=emb_logo

Componente(s) Curricular(res)Matemática
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEF03MA08: Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
EF05MA08: 
Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
CréditosEscola Digital
Link: https://escoladigital.org.br/odas/divisao-com-numeros-naturais-professora-angela-56286

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries