You are currently viewing Dívida ou Inadimplência?

Dívida ou Inadimplência?

Fonte: Youtube,”Planejamento financeiro – 006 EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2ª Série” – Portal Conexão Escola

Infelizmente, endividar-se é uma realidade recorrente na vida de muitos brasileiros. Hoje, vamos falar um pouco sobre dívidas. Ter dívidas não é necessariamente algo ruim, desde que tenhamos condições de pagá-las. Para entender precisamos saber a diferença entre endividamento e inadimplência.


Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo: “Diferença entre o cidadão endividado e o inadimplente”.

“Qual a diferença entre cidadão endividado e o inadimplente? – CN Notícias” – TV Canção Nova – Link: https://www.youtube.com/watch?v=i8HU6Zi8OsE

Atividade 2

Ao assistir essa reportagem, percebemos como é importante planejar e ter tudo anotado. Agora, reflita:

Você se considera endividado ou inadimplente?

Você costuma anotar suas contas/dívidas?


Atividade 3

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram uma pesquisa para saber sobre a inadimplência.

Acesse o link e veja o infográfico sobre inadimplência:
https://drive.google.com/file/d/1GZYiaKRDmn3tacAHur6DEsPPH3j2w_SO/view?usp=sharing


Atividade 4

Observe o infográfico e tente retirar dele algumas informações. Registre em seu caderno essas informações.

Qual o assunto abordado?

Qual o ano em que foi realizada a pesquisa?

Qual o mês o infográfico faz referência?

Qual a quantidade de pessoas inadimplentes?

Qual o valor que a maioria das pessoas estava devendo?


Atividade 5

Se você ficou interessado e quer algumas dicas de como não fazer parte desse grupo de inadimplentes, acesse o link e assista ao vídeo: “Educação Financeira: Como sair das dívidas”

“Educação Financeira: Como sair das dívidas” –
Brasilprev – Link: https://www.youtube.com/watch?v=9Mfmks1ej1E

Fica a dica: Anote tudo! Para ter o controle das suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0202) Reconhecer e utilizar pistas textuais, intertextuais e contextuais. (EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função social da leitura.  
Matemática(EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência.