You are currently viewing Língua Portuguesa – Discutindo sobre Mulheres Vividas

Língua Portuguesa – Discutindo sobre Mulheres Vividas

Cora Coralina é a goiana que dá voz a estas mulheres e em sua poesia as defende e as expõe como pessoas merecedoras de dignidade e respeito.

A poesia é um gênero que tem como máxima emocionar, refletir sobre a vida e dialogar com a realidade. O poema Cora Coralina traz também uma forma de denúncia social, pois mostra como por séculos as mulheres da chamada vida fácil estão relegadas ao obscurantismo e descaso dos governantes.  

Nessa atividade vamos refletir sobre o preconceito secular contra mulheres abandonadas a própria sorte, bem como pensar sobre os efeitos que a discriminação social pode causar a estas vítimas da sociedade.


Atividade 1

Busque uma foto de Cora Coralina. Pergunte para seus familiares que informações eles têm da poetisa.


Atividade 2

Chame seus familiares para assistir o vídeo:

“Mulher da Vida” – Canal: Maryanne Veloso
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ht8IEHEVI7I&feature=youtu.be

Atividade 3

Após assistir o vídeo, converse com seus familiares sobre o que você compreendeu da poesia e responda em seu caderno.

a) O que você sentiu ao ver o vídeo?

b) Que denúncia o poema traz?

c) Qual verso te emocionou mais?


Atividade 4

Leia o poema abaixo e sublinhe as palavras que revelam a discriminação que sofrem as mulheres mencionadas no poema.

Cora Coralina
Mulher da vida

Mulher da Vida,
Minha irmã.
De todos os tempos.
De todos os povos.
De todas as latitudes.
Ela vem do fundo imemorial das idades
e carrega a carga pesada
dos mais torpes sinônimos,
apelidos e ápodos:
Mulher da zona,
Mulher da rua,
Mulher perdida,
Mulher à toa.
Mulher da vida,
Minha irmã.


Atividade 5

Depois de assistir o vídeo e ler o poema, escreva sugestões para que mulheres da vida não sejam abandonadas a própria sorte.


Componente(s) Curricular(res)Língua portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0755)Declamar poemas diversos, observando os aspectos característicos do gênero e da oralidade.  (EAJA) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes, nos contextos de produção.
ProfessorMaryanne da Rocha Barbosa Veloso
Instituição EducacionalEscola Municipal Donata Monteiro da Motta
CREUnidade Regional De Educaçāo Maria Helena B. Bretas

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries