You are currently viewing Dia 20 de novembro: o que comemoramos?

Dia 20 de novembro: o que comemoramos?

Vamos falar da luta negra pela liberdade? Nesse programa, vamos conhecer quem foi Zumbi dos Palmares e, em especial, a luta pelo fim da escravidão no Brasil. Além disso, vamos entender a diferença entre duas datas: 13 de maio e 20 de novembro. Vamos lá?

Vamos falar de uma data muito importante para o nosso povo, o dia 20 de novembro. Você, estudante, sabe do que estamos falando? Vamos aprender mais? 



A fala da professora  LUCIELLEN ASSIS é muito interessante, porque ela explica a condição do negro no Brasil. Tanto a resistência durante a escravidão, quanto a liberdade do povo negro estão no foco da discussão.

Ela deixou claro que a assinatura da Lei Áurea foi importante, mas que aconteceu por conta da luta do povo negro. Ou seja, a resistência negra contribuiu e muito para que houvesse a liberdade. Infelizmente, após a libertação, os negros foram deixados à margem da sociedade. Eles foram viver nas periferias das grandes cidades… Vivendo de subempregos. 

Isso ajuda a gente entender por que há muito mais brancos, no Brasil, ocupando cargos de chefia do que negros, não é? Outro ponto forte ressaltado por LUCIELLEN ASSIS, no vídeo, é o dia 20 de novembro…

Essa data é reconhecida como o dia da Consciência Negra. Ela é fundamental para a nossa história, porque relembra alguém crucial para a liberdade do povo negro, ZUMBI DOS PALMARES. Ele foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695 justamente por lutar pela liberdade do nosso povo. 

Você, estudante da EAJA, sabe o que é um quilombo? Que tal ver um trecho da aula do professor Victor Rysovas sobre o tema? Em seguida, vamos a um breve intervalo. Solta o vídeo!  


Aula de História sobre o Brasil Colonial: Resistência à escravidão

O professor demonstrou que de fato existia mais de uma forma de resistência. Porque, afinal, existia também mais de uma forma de exploração. 

Ele explicou muito bem o que é quilombo. Eu não sabia de todos esses detalhes. Quilombo significa “fortaleza”, aprendi agora mesmo… E era mesmo uma grande fortaleza para o povo negro, porque ali eles podiam viver uma vida de liberdade. Plantar e colher não para o branco, mas para eles mesmos. 

A história brasileira é mesmo repleta de situações delicadas. E nós não podemos simplesmente fechar os olhos para isso. Afinal, o racismo persiste no Brasil e precisamos combatê-lo!

No eixo Ética e Cidadania, nós acreditamos no conhecimento. Como sempre falamos aqui, o ato de conhecer é libertador. Sabendo mais da nossa história, podemos, inclusive, melhorar o nosso presente. 


Atividade

Para melhorar a nossa vida, que tal escrevermos sobre a nossa realidade. Nas últimas aulas, você aprendeu a escrever artigo de opinião, lembra? Então, escreva um artigo, expondo o seu posicionamento sobre o dia 20 de novembro. O que você pensa dessa data? Ela é importante para a nossa história? Sustente o seu ponto de vista e, se possível, envie o seu texto para uma revista ou jornal. Vamos lá? 


Esta aula foi veiculada na TV. Assista-a na íntegra:

Bloco I

Bloco II

História
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).
(EAJALP0819) Elaborar e divulgar textos pertencentes a gêneros jornalísticos.
(EAJALP0820) Utilizar estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição e reescrita de textos coletivos. (EAJALP0821) Elaborar notícias, resenhas, artigos de opiniões, dentre outros.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO