You are currently viewing Democracia: o governo da representação ou da participação?

Democracia: o governo da representação ou da participação?

Você sabe o que é democracia? É uma forma de governo para o povo. Nessa aula, discutiremos os desafios de um regime e de uma educação democrática, bem como, apresentaremos os conceitos de democracia representativa e participativa. Para isso, vamos assistir a um vídeo cujo título é “O que é Democracia?”.

“O que é Democracia?” – Canal: EVC – Câmara dos Deputados – https://www.youtube.com/watch?v=jBKhYAFWQQk&feature=emb_title

Vimos que democracia é mais do que um modo de governo; “é uma forma de vida coletiva, ou seja, nós vivemos e dividimos o mundo com outras pessoas e, por isso, nossos valores devem estar relacionados a valores democráticos”, como foi dito no vídeo.

Quando tocamos nesse assunto de valores, a educação acaba vindo primeiro. Isso porque o certo e o errado dizem respeito a como entendemos o mundo. Se, por exemplo, imaginarmos que vivemos sozinho, o mundo vai ser todo voltado para o próprio umbigo. Mas, caso perceba o outro, então, muda tudo: o que fazemos é parte de uma coletividade.

É aquele dito que, provavelmente, já escutamos: “a sua liberdade termina quando a do outro começa”. Então, “educação para a democracia é o desenvolvimento de conceitos, valores e práticas necessárias à participação política e à vida em sociedade”, como está posto no vídeo. Essa educação para a democracia ensina como devemos funcionar: os órgãos que planejam, aqueles que executam – o papel de cada representante é fundamental nisso. Mas não é somente isso. Educar democraticamente é também entender o que podemos fazer para melhorar a nossa vida em comunidade. Ficar esperando só o posicionamento dos governantes é insuficiente; é preciso pôr a mão na massa e fiscalizar ativamente as decisões dos nossos representantes.

Antes de colocar a mão na massa, vamos assistir a um vídeo, da Câmara dos deputados, sobre o que é democracia representativa.

“O que é Democracia Representativa?” – Canal: EVC – Câmara dos Deputados – https://www.youtube.com/watch?v=m-l5F_vgC6o&feature=emb_title

Assistimos sobre uma forma de democracia, a representativa. Interessante é que nessa forma de governo, elegemos o nosso representante para levar adiante o que queremos. Curioso é que já existia algo bem semelhante nos regimes absolutistas: quando o rei convocava os representantes para decidirem sobre o reinado. Parece contraditório isso: representação em tempos de governo absolutista! Mas nos reinados dos séculos XVI e XVII, por exemplo, esses representantes tinham que levar a decisão do rei para o povo, e democracia não é isso! Na democracia, o poder emana do povo, como diz a nossa constituição.

É importante conhecer outras formas de democracia. Veja, a democracia representativa é essa em que já vivemos: elegemos representantes que, teoricamente, levam nossos anseios adiante. Acontece que nem todos fazem isso. Infelizmente, há aqueles que, quando vencem as eleições, simplesmente se esquecem do povo. Vamos assistir a outro vídeo, da Câmara dos deputados, e conhecer outra forma de democracia, a participativa.

“O que é Democracia Participativa?” – EVC – Câmara dos Deputados – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ekC5SK-TPtM&feature=emb_title

Componentes Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Língua Portuguesa (EAJALP0146) Produzir textos escritos coletivamente e de forma espontânea, considerando a situação comunicativa.
(EAJALP0293) Desenvolver a oralidade, por meio da interação visando o acordo ou contradição nas relações dialógicas.
(EAJALP0327) Planejar e produzir cartas endereçadas à mídia impressa ou digital com opiniões e críticas.
(EAJALP0328) Escolher um tema polêmico e escrever um texto.
História

(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico.

(EAJAHI0104) Compreender-se como partícipe do processo histórico e a importância de todos os cidadãos na conservação ou transformação das relações políticas, econômicas, culturais e sociais.

Ética e Cidadania