You are currently viewing ARTE – Dança de Rua: dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.

ARTE – Dança de Rua: dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.

Olá, estudante!

Esta videoaula de Arte – Dança foi veiculada na TV no dia 09/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Nesta aula vamos aprender sobre a Dança de Rua e suas dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.

Imagem disponível em Pixabay.com

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Dança de Rua: dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.


ARTE | 8ª SÉRIE |Eaja |PROF.: EURIM PABLO

Antes de adentrarmos nas danças de rua devemos entender sua origem que está diretamente ligada a Cultura Hip Hop.

A expressão Hip (quadril) e Hop (balançar) é uma gíria, conhecida pelos jovens do Hip Hop, como balançar o quadril.

O hip-hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, no Bronx de Nova York, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: Música (rap), o rap, sigla derivada de “rhythm and poetry” (ritmo e poesia), MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, a pintura (grafite) e então a dança o (breakdance), (BBoy e BGirl).


Música Rap


https://images.app.goo.gl/SajwfX8k38T6p1d9A

https://images.app.goo.gl/tZcAaU3beFp6sCxC6


https://images.app.goo.gl/onexMrRAYqPELDSi8

https://images.app.goo.gl/wccqFXq7yxjgkgCGA
Imagem de um MC (Mestre de Cerimônias) MC Coringa (imagem da direita)

E falando de MC vamos ouvir agora um trecho do Rap Nunca é Tarde Pra Recomeçar – Esse Rap fala de superação. Mixado: Dj Fox – Letra e Beat: Prettu Joe – Arte: Uzzy Caçadores de Harmonia – Apoio: Hip Hop D’ResponsaTV

Nunca é Tarde Pra Recomeçar – Prettu Joe 【Lyric Video 】
https://www.youtube.com/watch?v=7bTa_2d7MW8

DJ: Deriva de “Disc Jockey”, que, em tradução literal significa: aquele que opera discos. Mas claro que não é tão simples assim. Um Disk Jockey (DJ) é uma figura que seleciona diversas músicas trabalhando suas composições, seus remixes, para apresentá-las a um determinado público. Essa comunicação com o ouvinte pode acontecer pelo rádio, clubes, shows, festivais, eventos comemorativos diversos, dentre tantas outras possibilidades.

Imagens de DJs

Vilmar Júnior DJ @vilmarjuniordj Arquivo pessoal do professor Eurim.

https://pixabay.com/images/id-2568353/

Grafite


https://pixabay.com/images/id-1224873/

https://pixabay.com/images/id-1688808/

https://images.app.goo.gl/uyJGavEwPkFJeeVt7

https://images.app.goo.gl/HVd6o6T4rVwGA3gU8

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

Grafite não é uma pichação, não confunda, pichação é crime já o grafite tem autorização e é uma expressão artística. O grafite tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes ideias.


Danças

BreakDance – BBoy e BGirl
Imagens disponíveis em Pixabay.com

Este é um estilo de dança presente dentro da Cultura Hip Hop a Dança de Rua, Danças Urbanas ou Street Dance e estes são os B-Boy ou B-Girl, no caso das meninas, eles e elas dançam geralmente sozinhos, ou seja um de cada vez, e as vezes em forma de batalha em que cada um demonstra na dança suas maiores habilidades.

BreakDance – BBoy e BGirl
Imagens disponíveis em Pixabay.com e Pexels.com

Para percebermos melhor dança na cultura Hip hop eu trago um solo de danças urbanas, esse é um solo do bailarino e coreógrafo André Amorim, se chama Volta, solo cinzento, do Festival Studio A de Dança foi exibido em 2017. Vamos assistir?

https://www.youtube.com/watch?v=XoHgEuCy3NY&t=3s
Studio A – “SOLEIL” – 17 Solo Cinzentos (Volta)

Vetor de lutas sociais e políticas e das lutas cotidianas nos bairros populares, o hip-hop é uma ferramenta de denúncia, defesa e promoção de movimentos sociais. E é através de múltiplas influências musicais (jazz, funk, soul) e as danças aqui apresentadas que as populações menos favorecidas expressam uma voz social e política.

O Movimento Hip Hop configura-se como um movimento social, basicamente, juvenil marcado pelo protesto e pela contestação, que seriam características essenciais de todo movimento social. O Hip Hop sendo um movimento social, permite aos jovens desenvolver uma educação política e, consequentemente, o exercício do direito à cidadania.

Na busca de relacionar este aprendizado da cultura Hip Hop com a sua vida, é que proponho a próxima atividade. Em que você, enquanto cidadão ativo, participativo e consciente de sua história, possa dar sua opinião crítica da realidade.


Atividade: 

Pesquise mais sobre a cultura Hip Hop, pode ser na internet, alguns livros didáticos trazem este assunto, ou, se conseguir, converse com alguém que você conheça que seja MC, DJ, Dançarino de Dança de Rua, algum grafiteiro e escreva um texto, pode ser em forma de poesia, um RAP, ou um texto informativo sobre alguma das dimensões da cultura HIP HOP, seja cultural, social, política, histórica, estética ou ética. Peço atenção especial para as regras ortográficas, coesão e coerência do texto.

Bom trabalho e muita cultura HIP HOP pra vocês. 


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0833) Identificar e compreender criticamente o campo das práticas e de produção em dança nas suas diferentes dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.